Manifesto de Indignação em Quatro Rodas

Pessoas que passaram por algum motivo por amputação de membros são pessoas com deficiência (adquirida), o que não quer dizer que possam ser alvo de deboche alheio por “diversão”. Foto: Divulgação

Luís Demétrio Broetto – OPINIÃO

Este manifesto é para expressar a minha indignação com um fato ocorrido ontem pela manhã. Eu estava em minha conta em uma rede social, quando vi a postagem de uma pessoa conhecida, que me fez ficar furioso. Em meu humilde entendimento, a postagem nada mais é do que prática de capacitismo.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

A referida postagem que gerou a revolta do presente autor, consiste em um compartilhamento de uma página denominada “SPOILER”; o texto da respectiva postagem é o seguinte: “UAU! Na série Chucky, tiveram que remover os braços e as pernas da atriz Fiona Dourif com computação gráfica, já que ela não queria amputar seus braços e pernas na vida real” seguido de dois emojis de espanto. Duas pessoas comentaram na postagem em tom de “graça”, sendo que uma das pessoas é o companheiro da responsável pela postagem.

Pessoas que passaram por algum motivo por amputação de membros são pessoas com deficiência (adquirida), o que não quer dizer que possam ser alvo de deboche alheio por “diversão”.

Jamais tal postagem deveria ter sido realizada e os comentários idem. Por mais que se possa ser utilizado o argumento de que “não houve a intenção de ofender ou debochar” o ato ocorreu. Internet não é uma “terra de ninguém” onde tudo pode acontecer sem nenhuma eventual consequência. 

Sou também uma pessoa com deficiência física (no meu caso uma deficiência congênita – mielomeningocele) e sei bem de muitas das lutas e dificuldades das pessoas com deficiência; uma coisa é fazer uma brincadeira ou até mesmo uma piada, outra é uma fala ou uma postagem CAPACITISTA.

*Luís Demétrio Broetto é Licenciado em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), Especialista em Educação pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), Bacharel em Letras/LIBRAS também pela Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste).

_______________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

OPINIÃO

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ. Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail [email protected]