H2FOZ

Paraguai

Início » Paraguai » Presidente do Paraguai compara Ponte da Integração a Ormuz

Paraguai

Abertura difícil

Presidente do Paraguai compara Ponte da Integração a Ormuz

Em discurso durante a Cúpula do Mercosul, Santiago Peña reclamou da dificuldade em abrir a nova ponte entre Brasil e Paraguai.

2 min de leitura
Presidente do Paraguai compara Ponte da Integração a Ormuz
Presidente do Paraguai, Santiago Peña, foi o anfitrião da cúpula semestral do Mercosul. Foto: Gentileza/Presidência do Paraguai

Em seu discurso durante a Cúpula do Mercosul, em Assunção, nessa terça-feira (30), o presidente do Paraguai, Santiago Peña, fez uma curiosa menção à Ponte da Integração.

Na presença de Lula e demais chefes de Estado do Mercosul (exceto o argentino Javier Milei), Peña comparou a dificuldade de abertura da Ponte da Integração ao impasse em torno da navegação pelo Estreito de Ormuz, no Oriente Médio.

“A Ponte da Integração é uma bela realidade, mas uma realidade que nos custou muito. Abrir a passagem pela ponte está ainda mais difícil que abrir o Estreito de Ormuz”, afirmou o presidente do Paraguai.


Com sua fala, Peña criticou, de acordo com o jornal Última Hora, as supostas barreiras criadas pelo Brasil para a abertura da ponte.

Leia também:
Barulho vindo do Paraguai leva moradores de Foz do Iguaçu a fazer abaixo-assinado

Não mencionou, contudo, que as obras de acesso à ponte seguem em andamento no Paraguai. A nova ponte sobre o Rio Monday, por exemplo, ficará pronta somente nos primeiros meses de 2027, limitando a capacidade de receber caminhões.

“Precisamos medir o sucesso da integração como a melhora da qualidade de vida das pessoas, do cidadão mais humilde, da família que cruza a fronteira sem perder uma manhã inteira na fila”, disse Peña.

A próxima etapa de abertura da Ponte da Integração Brasil–Paraguai está prevista para o dia 3 de agosto. Na ocasião, haverá a ampliação dos horários de travessia de caminhões vazios e ônibus de turismo, bem como a liberação para ônibus do transporte coletivo.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski

    Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2021. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

    1 comentário em “Presidente do Paraguai compara Ponte da Integração a Ormuz”

    1. João Marcos freire

      Presente paraguaio pode ate ter alguma razão,mas não totalmente inocente pois lá como aqui as obras de acesso de cargas estão atrasadas(aqui o porto seco, la o corredor metropolitano rodoviário)

    Deixe um comentário