Colaborando com a educação 

Prof. Afonso afirma que o funcionamento de um polo astronômico permitiria ampliar o conhecimento de estudantes.

Apoie! Siga-nos no Google News

Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO

A Itaipu Binacional, localizada em nossa cidade e sendo a maior geradora de energia do planeta – e, diga-se de passagem, energia limpa e renovável, significa um grande avanço em termos de produção e de harmonia com a natureza. 

Mas além desses fatores que são constitutivos da própria essência da hidrelétrica, temos alguns outros fatores que implicam atendimento a urgências ou mesmo novas atividades no entorno da usina e do lago de represamento das águas do Rio Paraná. 

Nesse sentido, cabe destacar como uma grande iniciativa e de visão de futuro a instalação e funcionamento de um polo astronômico que permitia ampliar o conhecimento de nossos estudantes sobre o majestoso Universo, no qual estamos todos inseridos. 

A importância desse polo astronômico pode ser devidamente medido agora mesmo, quando, liderado pelos Estados Unidos, alguns países colocaram em órbita da Terra, a milhares de quilômetros de distância, o telescópio James Webb, o maior em atividade atualmente. Ele está observando o Universo desde as suas origens, já revelando astros, galáxias completamente desconhecidas. 

Reativar o polo astronômico da Itaipu é possibilitar que estudantes de Foz do Iguaçu e do entorno do lago de Itaipu possam ter acesso a esse conhecimento, que é muito importante e significativo, bastando para tanto ter pessoas que possam dar as explicações necessárias, saibam utilizar os equipamentos e entrem em contato com as escolas, públicas e privadas, para realização de todo esse trabalho. 

De outra forma, a criação de um aquário, contendo peixes do Rio Paraná, é igualmente muito importante para o atendimento das necessidades dos nossos estudantes, tanto quanto também para os turistas que nos visitam. 

Finalmente, é igualmente essencial colocar em funcionamento o Mercado Municipal, cujas obras estão concluídas e ninguém consegue entender os motivos do não funcionamento desse ponto de comercialização da produção de pequenos agricultores, o que viabiliza melhores níveis de vida para todos, e assim é essa nova ação da Itaipu Binacional que marca a sua presença na região. 

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.

________________________________

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.