
Prof. José Afonso de Oliveira – OPINIÃO
Aqui no Paraná só temos duas universidades federais, sendo a mais antiga localizada na capital, Curitiba, e a mais recente, em Foz do Iguaçu, a nossa Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila).
Agora, o governo federal anuncia um investimento de R$ 750 milhões para a conclusão da sede da Unila. Já foram realizadas 40% das obras, e com o término dos 60% restantes teremos a última obra do arquiteto Oscar Niemayer finalizada.
A Unila representa o maior investimento governamental realizado em nossa cidade numa área que é essencial: o setor educacional de pesquisa e ciência avançada, pensando não somente em termos nacionais, mas, de uma forma muito especial, na integração de nossa América Latina.
Com cursos de excelência em pleno funcionamento em todas as modalidades do conhecimento, desde as áreas científicas e tecnológicas, atendendo igualmente aos mais diversos setores culturais de nossa realidade latino-americana.
Aí estão estudando jovens dos vários países latino-americanos, tanto quanto brasileiros de muitos estados da federação.
Em futuro muito próximo, lideraremos as principais áreas sociais, implementando novas políticas em benefício de todos os nossos irmãos latino-americanos, aquirindo assim o Brasil uma liderança muito positiva não estabelecida sobre exploração ou poderio militar.
Tudo isso sendo realizado em nossa cidade, indicando novos rumos dentro do atual contexto do processo de globalização. Teremos assim a junção de conhecimento, fator hoje essencial para projetos desenvolvimentistas, com o crescimento do nosso setor de turismo, hotelaria e comércio exterior.
Isso vai também significar a nova cidade de Foz do Iguaçu, justamente na fronteira do Paraguai e da Argentina, como sendo um polo comercial de grande importância por meio do funcionamento pleno do Mercosul. Isso vai inserir-nos plenamente no processo de globalização, possibilitando a nossa liderança nesse contexto graças ao desenvolvimento científico e tecnológico.
José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.
Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.
Comentários estão fechados.