Foz do Iguaçu e o risco de grandes enchentes

José Afonso de Oliveira, sociólogo e professor universitário, fala sobre o risco de enchentes em Foz do Iguaçu.

Apoie! Siga-nos no Google News

*OPINIÃO

Foz do Iguaçu, cercada pelos rios Iguaçu e Paraná com seus cânions de rocha basáltica, não oferece qualquer possibilidade de grandes enchentes.

(Nota da redação: o autor refere-se a enchentes prolongadas provocadas por rios, não a alagamentos pontuais gerados por chuvas, como verificado em vários pontos do perímetro urbano)

Além disso, a cidade é lindamente arborizada, formando em algumas ruas e avenidas verdadeiros túneis verdes.

Contamos ainda com a maior reserva de floresta nativa, reminiscência da Mata Atlântica.

Tudo isso não é suficiente para que sejamos considerados preservadores da natureza, em que pese que a nossa cidade esteja dentro da natureza.

Precisamos urgentemente de um trabalho junto a toda população a respeito da preservação e bom uso da natureza.

Junto com ele, um projeto de residências populares, evitando ocupações irregulares nas margens dos rios.

É preciso hoje construirmos a Foz do Iguaçu de amanhã, uma cidade autossustentável onde todos possam sentir-se muito bem.

José Afonso de Oliveira é sociólogo e professor universitário em Foz do Iguaçu.


Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

LEIA TAMBÉM
16 Comentários
  1. Maria Cristina Diz

    Talvez se vocês tivessem entrevistado um gestor ambiental, hidrológo, ou até mesmo um biólogo especialista, teríamos uma matéria descente. Todo mundo sabe que Foz alaga em alguns pontos até mesmo com um chuvisco. Imagina chovendo as grandes quantidades como no Rio Grande do Sul.
    Obs: meu comentário se refere a frase ” cidade não confere nenhum risco de grandes enchentes”. Pois os artigos dizem outra coisa.

  2. Luiz Carlos Diz

    Parabéns ao meu professor Afonso!

  3. Crhistian silva Diz

    Ta, e quanto a uma ruptura do reservatório de Itaipu? Pois ele tem 200m de altura, e em média vazão de 700 metros cúbicos, e não diga que é impossível, igual ja vi uns palestrantes de dizer ou se limitarem a dizer que existem monitoramento contínuo e bla bla bla, mas ninguém fala sobre um plano de contingenciamento emergencial,

  4. Lúcia Pontes Diz

    Eu vim passear em Foz de Iguaçu e me apaixonei por esta cidade e voltei pra morar em Foz me sinto bem de saúde e fiquei boa do meu aparelho respiratório pós Foz tem um ar limpo espero que todos continuem preservando essa bela natureza eu amo Foz e só quero o progresso presente em Foz.

  5. Costa Diz

    História o boi dormir🙄 qualquer chuvinha alaga tudo. Não faz muito tempo que a região do Vila portes , ficou inundado, até carro boiando teve. O clima está cada vez mais instável, coisas incomuns acontecendo em diversas regiões, não duvido de nada mais.

  6. Matheus Diz

    Uma das reportagens mais sem sentido que já li.. Sinto muito

  7. Maria Inez Badke Diz

    Foz do Iguaçu, cidade linda, arborizada, porém muito lixo, galhos nas ruas, calçadas. Acredito que uma campanha de alto alcance ajudaria a melhorar.

  8. Guilherme Wojciechowski Diz

    Olá, Matheus. Não é uma reportagem, mas um texto de opinião do Professor Afonso, a quem temos grande respeito.

  9. Guilherme Wojciechowski Diz

    Costa, inserimos uma nota explicativa logo abaixo do primeiro parágrafo, pois é preciso diferenciar entre o que o autor aborda (enchentes) e situações pontuais como alagamentos.

  10. Guilherme Wojciechowski Diz

    Olá, Maria Cristina. Não é uma matéria jornalística, mas um texto de opinião produzido pelo Professor Afonso, debatedor bastante respeitado na cidade. Inserimos uma nota explicativa para diferenciar os conceitos de enchentes provocadas pela cheia prolongada de grandes rios como o Paraná e o Iguaçu (que normalmente não atingem construções na cidade) e alagamentos provocados por grandes volumes de chuva (infelizmente comuns em Foz do Iguaçu).

  11. MirtesWhy Diz

    Quem acredita que, o q aconteceu no RS é só chuva? É muita inocência. Há no Brasil 700 barragens e muitas mineradoras não entregaram documentos essenciais p/ a continuação dessa exploração! Só pesquisar por Valourec, Arcelor Mittal entre outras…foi tudo negligência política! Estão tirando tudo do povo(dignidade, saúde física e mental, propriedades). Só ver o q aconteceu em MG, AL com a Braskem e agora no RS!

  12. Therezinha homem Diz

    Estive em visita a Foz do Iguaçu, acorreu uma chuva forte, presenciei ruas bastante alagadas. Abril de 2024.

  13. Amiche Diz

    Confiem galera que esse bilete é verdadero,,,

  14. Mônica Albano Diz

    Concordo com o professor. Eu acredito que o receio maior seja o rompimento das barragens da Itaipu Binacional. Seria não somente um caos, mas como também no RS, uma verdadeira tragédia. Só para quem já viu os vertedouros abertos em situação normal, imaginem em um acidente.

  15. Csfb Diz

    Eu tambem acho que arroz muito caro msm

  16. Felipe Diz

    Que artigo ruim. Começa falando de alface e termina em óleo diesel. O que um sociólogo tem a acrescentar sobre geografia?
    Fez uma headline pra chamar a atenção e depois falar de uns assuntos nada haver.

Comentários estão fechados.