H2FOZ
Início » Planeta Foz » História » “Amigos do Franz mobiliza” reúne voluntários, comunidade e empresários pela revitalização da Torre do Relógio, em Foz do Iguaçu

História

“Amigos do Franz mobiliza” reúne voluntários, comunidade e empresários pela revitalização da Torre do Relógio, em Foz do Iguaçu

O movimento visa a recuperar um dos símbolos da história de Foz e devolver o monumento à convivência da comunidade.

7 min de leitura
“Amigos do Franz mobiliza” reúne voluntários, comunidade e empresários pela revitalização da Torre do Relógio, em Foz do Iguaçu
A articulação ultrapassou os limites da própria comunidade e passou a envolver diferentes instituições e personagens ligados à história de Franz Kohlenberger - Foto: Divulgação

A história de Franz Kohlenberger continua mobilizando pessoas que reconhecem a importância de seu legado para Foz do Iguaçu. Desta vez, a união de voluntários, empresários, comunidade, profissionais, instituições e pessoas que conviveram com o pioneiro do turismo na cidade está dando novos passos para tornar realidade a revitalização da Torre do Relógio, construída por Franz em 1983. 

O movimento Amigos do Franz ganhou força a partir de uma articulação que reúne diferentes setores da sociedade em torno de um objetivo comum: preservar a memória do austríaco que ajudou a construir parte da identidade turística de Foz do Iguaçu e, ao mesmo tempo, recuperar a Torre do Relógio como um patrimônio de interesse cultural e turístico para a cidade.

Atualmente localizada em uma área privada sob gestão do Polo Discernimentum, a Torre do Relógio integra um processo de revitalização que prevê a recuperação da estrutura, a preservação de sua memória e a criação de condições para que o local possa ser visitado pela comunidade e pelos turistas com segurança.

Um projeto que nasceu do diálogo com a comunidade

A voluntária e coordenadora do Projeto de Revitalização da Torre do Relógio, Isabela Collares, explica que o movimento pró-revitalização começou a ser estruturado em dezembro de 2023, a partir da compreensão de que a recuperação do monumento precisava envolver também as pessoas que vivem em Foz do Iguaçu e que possuem histórias, memórias e experiências relacionadas àquele território.

“Em dezembro de 2023, os voluntários que integram a equipe de revitalização entenderam que era necessário abrir espaço para que a comunidade local tivesse um importante lugar de fala, trazendo suas vivências e experiências relacionadas a esse espaço. Foi a partir dessa interação que o projeto começou a crescer e a estabelecer novas conexões”, explica Isabela.

Segundo ela, a articulação ultrapassou os limites da própria comunidade e passou a envolver diferentes instituições e personagens ligados à história de Franz Kohlenberger. Um dos momentos importantes desse processo ocorreu em março de 2025, com a interlocução estabelecida com a Embaixada da Áustria, oportunizando a visita do casal de embaixadores austríacos à Torre do Relógio. 

“Esses encontros também nos permitiram conhecer melhor a família Kohlenberger e pessoas que tiveram uma relação muito próxima com Franz. Entre elas está Marcelo Valente, empresário da região e afilhado de Franz, que hoje está à frente do movimento Amigos do Franz para a mobilização para a captação de recursos”, destaca Isabela. 

A voluntária e coordenadora do projeto de Revitalização da Torre Isabela Collares com os responsáveis pela campanha “Amigos do Franz” Karina Bortoli, Arnaldo Bortoli, Marcelo Valente e Cleris Bortoli – Foto: Divulgação

Amigos do Franz reúne empresários e comunidade

A mobilização mais recente ocorreu na quinta-feira (20), durante um encontro realizado no Hotel Bella Italia. A reunião contou com a participação de empresários, representantes do poder público, familiares de Franz Kohlenberger, integrantes da comunidade, voluntários da Conscienciologia e pessoas que mantêm vínculos afetivos ou históricos com o pioneiro.

Marcelo Valente, CEO da Loumar Turismo e responsável pelo movimento Amigos do Franz, tem representado a família Kohlenberger na iniciativa de captação, movido pela relação afetiva que construiu com Franz ao longo dos anos. 

“O Franz Kohlenberger e a família dele me acolheram em 1988, quando eu era um jovem de 20 anos que veio passar apenas dois meses em Foz do Iguaçu. Fui recebido com tanto carinho que nunca mais voltei para Curitiba. Se não fossem eles, eu não teria construído a minha história aqui. Minha gratidão extrapola qualquer aspecto comercial”, afirmou Valente durante o encontro.

A proposta é que o movimento reúna empresas, famílias e moradores interessados em contribuir para a recuperação da Torre do Relógio, fortalecendo uma rede de apoio em torno do projeto.

Arquitetura conectada à memória

O projeto conta com a participação do arquiteto e urbanista Alexandre Balthazar, que integra a equipe responsável pela revitalização de forma voluntária. 

Para Balthazar, a participação no projeto tem um significado especial pela oportunidade que teve de conhecer pessoalmente Franz Kohlenberger.

“Eu tive a oportunidade de participar de uma roda de conversa com o próprio Franz Kohlenberger e de conhecê-lo pessoalmente. Poder estar hoje à frente do projeto arquitetônico que busca preservar a memória de um dos pioneiros da cidade e recuperar a Torre do Relógio é algo fora de série. Existe uma responsabilidade muito grande em trabalhar com um patrimônio que carrega tanta história e tantos significados para Foz do Iguaçu”, afirma o arquiteto.

A proposta arquitetônica busca conciliar a preservação das características da construção original com as necessidades atuais de segurança, acessibilidade e uso do espaço.

O voluntário e arquiteto Alexandre Balthazar durante apresentação do projeto
de revitalização da torre – Foto: Divulgação

Apoio do poder público

O encontro no Hotel Bella Italia também contou com a presença do secretário municipal de Turismo de Foz do Iguaçu, Jin Bruno Petrycoski, que manifestou apoio institucional ao projeto.

“A cidade, para ser boa para o turista, precisa ser boa para o morador. A restauração da Torre do Relógio é um ativo imprescindível para Foz do Iguaçu, pois resgata uma história maravilhosa que ajudou a moldar a nossa identidade”, destacou o secretário.

A Secretaria Municipal de Turismo também assumiu o compromisso de encaminhar uma proposta para captação de recursos ao Fundo de Desenvolvimento e Promoção Turística do Iguaçu (Fundo Iguaçu), com previsão de aporte inicial para contribuir com a primeira etapa das obras.

Da recuperação do monumento à criação de um novo atrativo

O projeto de revitalização está estruturado em etapas. A primeira concentra esforços na recuperação e manutenção da estrutura, além da valorização da história de Franz Kohlenberger e da implantação de elementos memoriais.

A segunda etapa, ainda em estudo, prevê a estruturação do local como um atrativo turístico, com possibilidades de áreas de convivência, serviços e atividades culturais.

A Torre do Relógio é uma réplica da Uhrturm de Graz, na Áustria, e foi construída por Franz Kohlenberger em sua antiga chácara. O monumento permanece como uma das expressões materiais da relação do pioneiro com a Áustria e com a cidade de Foz do Iguaçu.

Franz chegou à região em 1947 e se tornou uma das figuras pioneiras do turismo local. Sua trajetória no Hotel das Cataratas, sua atuação como guia e sua relação com as Cataratas do Iguaçu contribuíram para consolidar seu lugar na memória turística da cidade. A atuação nas Cataratas também lhe rendeu o conhecido apelido de “Tarzan das Cataratas”.

Um presente para Foz 

A expectativa é a de que a revitalização permita que a Torre do Relógio deixe de ser apenas uma construção preservada dentro de uma propriedade privada e passe a ocupar novamente um lugar na experiência cultural e turística de Foz do Iguaçu.

O movimento Amigos do Franz segue buscando novos parceiros e apoiadores para viabilizar as próximas etapas do projeto.

Esses encontros também nos permitiram conhecer melhor a família Kohlenberger e pessoas que tiveram uma relação muito próxima com Franz – Foto: Divulgação

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    [cf7sr-recaptcha]

    Você lê o H2 diariamente?
    A partir de R$5,00 por mês. Cancele quando quiser.
    Assessoria

    Assessoria

    Texto de responsabilidade de assessoria de imprensa.

    Deixe um comentário