Para celebrar os 112 anos de Foz do Iguaçu, o Museu da Imprensa montou sua exposição itinerante na Praça da Paz, junto à Feirinha da JK, no último dia 7. A iniciativa reúne capas emblemáticas de jornais produzidos na cidade desde a década de 1950, resgatando fatos, personagens e momentos que marcaram a história iguaçuense.
A proposta de levar a exposição a espaços públicos é democratizar o acesso ao acervo e aproximar a população do projeto de preservação da memória local. Antes da praça, a mostra passou pelo Mercado Público Barrageiro e pela Unioeste/Foz, contribuindo para que diferentes públicos tenham contato com a história de Foz do Iguaçu pelas páginas da imprensa.a
Porquês da cidade
Morando em Foz do Iguaçu há três meses, o garçom Theo Fernando visitou a exposição e pretende acessar o acervo online do Museu da Imprensa para conhecer mais sobre a cidade. Segundo ele, as capas dos jornais ajudam a compreender aspectos da formação do município. “Dá para entender certos porquês de a cidade ser assim e não de outra forma”, afirmou.
Exercício de memória
A pianista e professora de música Roseli Motta, que vive atualmente na região de Paris, na França, destacou o valor da iniciativa para preservar e compartilhar a história local. Para ela, a exposição desperta o interesse da população pelo passado da cidade. “O exercício de memória e conhecimento que esse projeto propõe é excelente”, ressaltou.
Reflexões amplas
A estudante de jornalismo Sophia Rockenbach visitou a mostra com colegas do curso e destacou a contribuição do acervo para ampliar a compreensão sobre temas atuais da fronteira. Uma das capas que mais chamou sua atenção abordava os desafios enfrentados por mulheres paraguaias na região. “Vou refletir mais a fundo sobre as suas condições de trabalho e de vida”, disse.
Museu da Imprensa
Realizado pela Associação Guatá, com apoio da Itaipu Binacional, o Museu da Imprensa reúne quase 20 mil páginas digitalizadas de jornais e revistas publicados em Foz do Iguaçu entre 1953 e 2019. A primeira coleção disponibiliza 21 títulos históricos e integra o catálogo nacional do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), permitindo acesso gratuito a fontes primárias da história local.
Museu da Imprensa de Foz do Iguaçu
Acesse: www.museudaimprensafoz.com.br
Siga: @museudaimprensafoz
Participe do grupo no WhatsApp:
https://chat.whatsapp.com/CSurBq3JBozGLRAN0aUfyI


