Navegação oficial no lago de Itaipu completa 40 anos

O navio Epitácio Pessoa fez a primeira viagem em 1984, singrando as águas do reservatório da usina de Foz do Iguaçu a Guaíra, com 200 pessoas a bordo.

Apoie! Siga-nos no Google News


Há 40 anos, em 13 de outubro de 1984, o navio Epitácio Pessoa abria a navegação oficial no lago de Itaipu, em uma viagem com 200 pessoas, singrando as águas do reservatório da usina de Foz do Iguaçu a Guaíra, com 200 pessoas a bordo. O registro é do jornal Nosso Tempo.

O percurso, realizado em 14 horas, permitiu contemplar as belezas da região, em passeio organizado pela Itaipu Binacional e a Marinha do Brasil. O objetivo era “divulgar e estimular o desenvolvimento da navegação de transporte de carga e turística no lago”, anotou o jornal.

O lago, formado para a edificação da hidrelétrica binacional, inundou grandes áreas de terras férteis e acabou com as Sete Quedas, em Guaíra, contextualizou a reportagem. E citou o potencial de navegação via hidrovia Paraná-Tietê, ligando Foz do Iguaçu a São Paulo.

No Epitácio Pessoa, o potencial turístico era comemorado pelas autoridades da época. “Essa viagem é o marco inicial da navegação comercial no lago”, disse o comandante dos Portos do Rio Paraná, Cláudio José da Mata, o organizador do passeio na embarcação.

Perigo no lago

Na matéria, o jornal Nosso Tempo também lembrou os perigos da negação no lago de Itaipu, naquele período, principalmente à noite. “Ainda existem muitas árvores, principalmente nas margens, e quando os ventos são fortes chega a formar ondas de até três metros de altura”, informou.

Acesse a edição do Nosso Tempo com a reportagem

História a um clique

O portal Nosso Tempo Digital reúne todo o acervo do jornal, projeto lançado para marcar o aniversário de 30 anos do periódico rebelde. O objetivo é preservar a memória da cidade, facilitar o acesso à história local e regional, e democratizar a consulta ao acervo midiático por meio da internet.

O acesso é gratuito. O acervo constitui fonte valiosa para o morador desejoso de vasculhar a história da cidade e de seus atores, contada nas 387 edições do jornal que foram digitalizadas, abrangendo de dezembro de 1980 a dezembro de 1989.

Clique aqui e acesse o Nosso Tempo Digital

LEIA TAMBÉM
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.