Planejamento e crescimento andam juntos, afirma governador em Foz do Iguaçu

Ratinho Junior abriu o Fórum Estadual de Gestores Públicos, que reúne secretários de todo o país e lideranças.

Apoie! Siga-nos no Google News

Na abertura do Fórum Estadual de Gestores Públicos, em Foz do Iguaçu, nessa quinta-feira, 7, o governador Carlos Massa Ratinho Junior defendeu o planejamento como indutor do desenvolvimento e do crescimento. Ele fez um balanço dos índices que são parte de uma estratégia implantada no governo desde 2019.

O fórum é organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento (Sepl) e vai até sexta-feira, 8, com palestras e painéis. O evento conta com a presença de membros do Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Planejamento (Conseplan), que congrega secretários da área de todo o país. Prefeitos, secretários municipais e lideranças também participam.

Ratinho Junior afirmou que o Paraná teve o maior crescimento econômico entre todos os estados em 2023. Segundo o Banco Central, o Paraná cresceu 7,8% no ano passado, resultado maior do que a média nacional, que ficou em apenas 2,45%, emendou o governador à plenária.

“Implantamos no estado a cultura do planejamento, o que já é feito na Ásia, na Europa e nos Estados Unidos. E estamos agora colhendo bons frutos”, frisou. “O planejamento faz diferença porque se reverte em emprego, em crescimento da economia. Antes, os governadores, os prefeitos se importavam apenas com os seus mandatos. Mudamos isso para que fiquem legados de fato ao estado e aos municípios”, enfatizou Ratinho Junior.

Em desenvolvimento social, o gestor destacou o programa Asfalto Novo, Vida Nova, parceria do Governo do Estado com a Assembleia Legislativa. Na primeira fase, foram investidos R$ 664 milhões em 146 municípios – serão mais R$ 132 milhões para 38 municípios na segunda etapa – para urbanizar essas cidades em 100%.

Ranking da competitividade

No Fórum Estadual de Gestores Públicos, o governador recebeu um certificado pelos índices alcançados pelo Paraná no Ranking de Competitividade dos Estados. Trata-se de uma análise abrangente feita pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a consultoria Tendências e a startup Seall.

No pilar da Solidez Fiscal do ranking, o Paraná subiu cinco posições em relação a 2022 e conquistou o primeiro lugar entre as unidades federativas do Brasil no quesito Índice de Liquidez, por exemplo. Esse indicador avalia a capacidade do estado de cumprir obrigações financeiras com base em seus recursos disponíveis. Em seis das nove métricas, os resultados avançaram.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.