Rádio Clube
H2FOZ
Início » Últimas Notícias » ACDD: trabalho multidisciplinar alia educação, saúde e assistência social

Reportagem Especial

Assistência ao público PcD

ACDD: trabalho multidisciplinar alia educação, saúde e assistência social

Entidade atende boa parte das mais de 13 mil pessoas com deficiência em Foz do Iguaçu.

4 min de leitura
ACDD: trabalho multidisciplinar alia educação, saúde e assistência social
A ACDD é uma das entidades mais tradicionais de Foz do Iguaçu, fundada em 1984. Foto: Divulgação.

A Associação Cristã de Deficientes Físicos (ACDD) atende boa parte das mais de 13 mil pessoas com deficiência em Foz do Iguaçu. Desse total, mais da metade relatou ao levantamento ter alguma dificuldade permanente para andar ou subir degraus, mesmo usando prótese ou outro aparelho de auxílio.

LEIA TAMBÉM: Foz do Iguaçu tem mais de 13 mil pessoas com deficiência

Fundada em 1984, a ACDD é uma instituição não governamental responsável por manter a Escola Cristian Eduardo Hack Cardozo, que oferece educação infantil e ensino fundamental anos iniciais na modalidade educação especial.

A fundadora deu o nome à escola em homenagem ao filho, que faleceu aos 17 anos, vítima da patologia denominada distrofia muscular progressiva. Neide Teodoro, presidente da associação, afirma que o município avançou significativamente nos últimos anos, contudo ainda precisa melhorar muito.

“É necessário ampliar e promover o acesso a serviços essenciais de políticas públicas inclusivas voltadas ao público PcD nas áreas de saúde, educação, assistência social, cultura, lazer e esporte, além de garantir a acessibilidade urbana das edificações, dos serviços de transporte e dos dispositivos, sistemas e meios de comunicação e informação”, pontua.

Acessibilidade

Além disso, Neide cita cita algumas necessidades:

  • cadeirantes precisam de rampas para acessar os prédios;
  • pessoas cegas e/ou com baixa visão necessitam de recursos em Braille ou em letra ampliada;
  • pessoas surdas requerem intérpretes que possam mediar a comunicação em Libras;
  • pessoas com transtorno do espectro autista (TEA) podem precisar, por exemplo, de monitoria ou mentoria.

“Entendemos que a inclusão das pessoas com deficiência ocorre por meio do fortalecimento de políticas públicas abrangentes. Essas políticas devem promover a inclusão, respeitar as especificidades e garantir a efetiva participação na sociedade. Inclusão não se faz apenas com a criação de leis e decretos. É preciso promover a efetivação concreta das ações afirmativas e inclusivas, além de melhorar o acesso a políticas públicas em todas as áreas”, complementa.

Neide Teodoro, presidente da ACDD em Foz do Iguaçu
Neide Teodoro, presidente da ACDD em Foz do Iguaçu: município avançou, mas ainda é preciso melhorar acesso a serviços essenciais de políticas públicas. Foto: divulgação

A ACDD oferta serviços nas três áreas de políticas públicas:

assistência social: a ACDD atende pessoas com deficiência física neuromotora associada a múltiplas deficiências e suas famílias, conforme a tipificação nacional dos serviços socioassistenciais. O serviço busca promover a autonomia, a inclusão social e a melhoria da qualidade de vida dessas pessoas e de suas famílias. O atendimento é voltado especialmente para quem apresenta algum grau de dependência.

educação: mantém a Escola Cristian Eduardo Hack Cardoso, ofertando educação infantil, ensino fundamental e educação de jovens e adultos, na modalidade de educação especial, atualmente com 120 alunos matriculados;

saúde: em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, a ACDD presta serviços complementares na área de saúde para usuários da rede de cuidados à pessoa com deficiência no SUS em Foz do Iguaçu. Atua na reabilitação intelectual, atendendo pessoas com deficiência intelectual, múltiplas e com transtornos do neurodesenvolvimento, entre eles o transtorno do espectro do autismo. Por meio do Centro de Atendimento Complementar à Saúde ACDD, a instituição oferece atendimentos de fisioterapia, fonoaudiologia, terapia ocupacional e psicologia. Realiza 600 atendimentos por mês;

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Vacy Álvaro

Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.