Detalhe da imunização no estado - Foto: Jonathan Campos/AEN

Covid-19: Paraná anuncia vacinação para pessoas acima de 40 anos

Em Foz, imunização por faixa etária será ampliada conforme o recebimento de doses e a procura pela vacina.

O Governo do Estado anunciou que pretende iniciar, a partir desta semana, a vacinação contra a covid-19 na população em geral com 40 anos ou mais. A medida ocorrerá com a entrega de mais 237 mil doses do imunizante da AstraZeneca/Fiocruz para os 399 municípios.

Dessas doses, segundo a administração estadual, 73.250 serão reservadas para pessoas de 40 a 59 anos. As demais irão para os públicos prioritários com vacinação em andamento, sendo iniciada também a aplicação em trabalhadores da limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos.

Em Foz do Iguaçu, a imunização de quem tem 40 anos não deve ocorrer nesta semana, informou a assessoria da prefeitura. “A Secretaria de Saúde está ampliando a faixa etária conforme o recebimento das doses e a procura pela vacina”, relatou. Das 237 mil doses da nova remessa, a cidade receberá 8.365 vacinas.

Nesta segunda-feira, 14, de acordo com a gestão municipal, continuam sendo imunizadas as pessoas a partir de 50 anos e profissionais de saúde a partir de 35 anos. O agendamento já está disponível em vacinacao.pmfi.pr.gov.br.

Até sábado, 12, Foz do Iguaçu havia vacinado 86.215 pessoas com a primeira dose da vacina contra a covid-19. São 27.027 iguaçuenses com as duas doses necessárias para o ciclo de imunização, o que representa cerca de 10,5% dos 258 mil moradores. A cidade aplicou 113.242 das 124.216 recebidas.

Realidades locais

O secretário de estado da Saúde, Beto Preto, disse que municípios já baixaram a faixa etária, alcançando pessoas com 40 anos. Isso possibilitará a expansão do atendimento para outras idades, o que vai ocorrer de forma escalonada.

“Cada cidade tem uma realidade diferente, e alguns municípios estavam com doses paradas, sem procura”, expôs Beto Preto. “Por isso, conseguiram avançar a vacinação para faixas etárias menores do que o resto do estado”, afirmou.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1162 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ