O Dia D de Multivacinação, realizado no último sábado, 22, superou a expectativa da Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) e aplicou 110.473 doses em 390 municípios do Paraná. A previsão inicial era de 50 mil doses. Os números ainda são parciais e devem ser consolidados nos próximos dias.
Do total, 53.204 doses foram de vacinas de rotina, que incluem todos os imunizantes, com exceção aos de covid-19 e influenza. Também foram aplicadas 49.002 doses contra influenza e 8.267 contra covid-19.
Na 9.ª Regional de Saúde de Foz do Iguaçu, o balanço parcial registra 2.163 carteirinhas avaliadas e 2.652 doses aplicadas. Foram 1.337 doses de vacinas de rotina, 1.152 contra influenza e 163 contra covid-19.
O principal objetivo da mobilização foi atualizar a caderneta de vacinação de crianças e adolescentes de até 15 anos. Em todo o Paraná, a atualização alcançou 109.946 pessoas. A estratégia busca reduzir o risco de reintrodução de vírus e a circulação de doenças como influenza, sarampo, poliomielite, hepatite e dengue.
O secretário de estado da Saúde, César Neves, destacou a importância da mobilização para manter a população protegida. “A vacinação é uma das principais ferramentas de prevenção em saúde pública”, afirmou, ressaltando a necessidade de manter a caderneta atualizada e ampliar a cobertura vacinal.
A preocupação com o sarampo também reforça a importância da campanha. O Brasil voltou a registrar casos da doença, enquanto o Paraná não possui registros desde 2020 e não contabiliza caso autóctone desde 1987. A vacinação é considerada fundamental para evitar a reintrodução do vírus.
Multivacinação
O Dia D integra a Campanha Nacional de Multivacinação, iniciada em 3 de agosto e que segue até 1.º de setembro. A mobilização contou com a participação de 21 das 22 Regionais de Saúde do Paraná e o apoio das secretarias municipais de Saúde, por meio do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Paraná (Cosems-PR).
A exceção foi a 4.ª Regional de Saúde, que adiou o Dia D para o próximo sábado (29), em razão da tragédia envolvendo o ônibus de Imbituva, que deixou 23 mortos na semana passada.
Vacinas continuam disponíveis
Mesmo após o Dia D, os imunizantes permanecem disponíveis nas unidades de saúde. Entre os principais grupos contemplados estão:
- influenza: toda a população acima de 6 meses;
- covid-19: grupos prioritários definidos pelo Ministério da Saúde, como residentes e trabalhadores de instituições de longa permanência, puérperas, imunodeprimidos, trabalhadores da saúde, ribeirinhos, quilombolas, indígenas, pessoas com deficiência permanente e pessoas com comorbidades;
- sarampo: população de 12 meses a 59 anos;
- HPV: crianças e adolescentes de 9 a 14 anos de ambos os sexos. Adolescentes de 15 a 19 anos não vacinados também podem receber o imunizante.

