Foz do Iguaçu ultrapassa 10 mil notificações de dengue

Foram mais de 800 comunicações da doença em uma semana; casos confirmados somam 1.280.

Apoie! Siga-nos no Google News

Boletim divulgado pela prefeitura nesta terça-feira, 12, registra 1.280 casos e 10.083 notificações de dengue em Foz do Iguaçu. A incidência é do período epidemiológico iniciado em agosto.

LEIA TAMBÉM:
Terminal de ônibus passa a ter Wi-Fi grátis para passageiros
Revitalização da Avenida JK: licitação da prefeitura não atrai empresas interessadas

Em uma semana, foram acrescidas 863 comunicações da doença, mais de cem por dia, na média, já que no boletim anterior eram 9.220. As confirmações subiram de 1.174 para 1.280 de uma semana para outra.

As ocorrências de dengue com sinais de alarme atingem 8% dos casos, o que representa 108 pacientes. Já sua manifestação grave foi constatada em quatro pessoas.

A faixa etária mais atingida pela infecção transmitida pelo mosquito Aedes aegypti compreende pessoas entre 15 e 29 anos – 37% ou 474 ocorrências em Foz do Iguaçu.

A doença, porém, reforça-se, atinge bebês, pessoas idosas e crianças. São 14 casos em quem tem menos de 1 ano e 65 no público 65+.

Além de ações que devem ser efetivas da parte do poder público, o morador deve construbuir para eliminar e previnir focos de reprodução do mosquito da dengue. O Ministério da Sáude recomenda dez minutos para a vistoria, que evita a doença dentro de casa e na vizinhança.

*Fonte: Divisão de Vigilância Epidemiológica/Sinan On-line. Dados preliminares até 12/03/2024.

Sintomas de dengue

O Ministério da Saúde reforça a importância do diagnóstico rápido da dengue, para o início dos cuidados e tratamento, o que inclui a correta distinção da incidência da arbovirose de outras moléstias com sinais semelhantes. A hidratação é fundamental.

A Prefeitura de Foz do Iguaçu orienta, em caso de suspeita de dengue, a procura da unidade básica de saúde no próprio bairro.

Os principais sintomas de dengue são:

  • febre alta, acima de 38°C;
  • dor no corpo, nas articulações, atrás dos olhos e de cabeça;
  • mal-estar;
  • falta de apetite; e
  • manchas vermelhas no corpo.

A infecção pode ser assintomática ou apresentar quadros leves.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.