Delegado da Operação Pecúlio assume chefia da PF em Foz do Iguaçu

Solenidade de posse foi nessa quarta-feira, 24 - Foto: Divulgação

Fabio Tamura passa a comandar uma das principais delegacias da Polícia Federal no país, na fronteira trinacional.

O delegado federal Fabio Tamura assumiu a chefia da Delegacia da Polícia Federal (DPF) em Foz do Iguaçu, em substituição a Roberto Biasoli, durante solenidade de posse nessa quarta-feira, 24. A unidade é considerada uma das principais do país, sendo relevante e estratégica por situar-se na fronteira de três países: Brasil, Paraguai e Argentina.

A transferência de cargo reuniu representantes de órgãos públicos, da sociedade civil organizada e integrantes da corporação de várias cidades. Segundo a assessoria da PF, a delegacia iguaçuense está em uma região que é a porta de entrada e saída para o Brasil, apresentando um dos maiores fluxos de pessoas e mercadorias em toda a América do Sul.

Somando sete anos de trabalho em Foz do Iguaçu, o delegado Fabio Tamura coordenou a Operação Pecúlio, que fez uma devassa nos contratos de serviços públicos na gestão de Reni Pereira. A apuração identificou irregularidades milionárias e culminou no afastamento do ex-prefeito em 2016.

Evento reuniu representantes do poder público e da sociedade civil – Foto: Divulgação

Em recente decisão, a Justiça Federal condenou Reni Pereira e mais oito pessoas por improbidade administrativa, além de uma empresa. A ação referente a contratos da saúde atendeu ao pedido do Ministério Público Federal (MPF), sendo um dos desdobramentos da Pecúlio, e determinou que o Hospital Municipal deve ser ressarcido em R$ 17,8 milhões. Os réus podem recorrer. Outros processos da operação tramitam na Justiça.

Fabio Tamura é formado em Direito e exerceu a advocacia por cerca de seis anos. Ingressou na Polícia Federal em 2006, como agente, sendo conduzido ao cargo de delegado no ano seguinte, atuando nas delegacias de Guaíra e Foz do Iguaçu e na Superintendência de São Paulo.

Ao tomar posse à frente da DPF em Foz do Iguaçu, fez agradecimentos e elogiou a cooperação entre os diversos órgãos estatais que operam a segurança pública na região trinacional. O delegado Fabio Tamura disse que irá “trabalhar para manter a qualidade e a eficiência da atuação da representação da PF nesta importante e estratégica região do país”, reportou a assessoria da Polícia Federal em Foz.

(Com informações da assessoria)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1454 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.