
A revista Idéias é o que há de melhor no Paraná, hoje, para quem deseje estar bem informado sobre política, economia e cultura — com profundidade e leveza. A edição 25, não foge à regra: Fábio Campana analisa o cenário nacional e afirma se tratar da gangsterização da política, algo que nossa democracia terá de superar.
A revista Idéias é o que há de melhor no Paraná, hoje, para quem deseje estar bem informado sobre política, economia e cultura — com profundidade e leveza. A edição 25, não foge à regra: Fábio Campana analisa o cenário nacional e afirma se tratar da gangsterização da política, algo que nossa democracia terá de superar.
Roberto Requião abre os braços para Brasília e pergunta: Onde fica a saída? É o resultado da tentativa do deputado federal Ricardo Barros de federalizar os portos de Paranaguá e Antonina e reação do governo estadual. O governador do estado defende que federalizar o porto é privatizá-lo, contra o interesse do povo do Paraná.
Luiz Geraldo Mazza e Eduardo Schneider seguem desatando os nós desse Brasil. Para Mazza o PT experimenta do veneno que usava quando era oposição, o país estaria vivendo sob o signo do denuncismo. Schneider analisa Roberto Jefferson que, ao tratar o público como adulto, recebe toda atenção que deseja para seu espetáculo.
Dalton Trevisan publica conto inédito na Idéias 24. Em Ai, ai, eu morro o autor nos faz viver um pouco das tragédias cotidianas, das dores de amor.
Waltel Branco, músico de renome internacional, e Luiz Fernando Delazari, secretário de Segurança Pública do Paraná, são os entrevistados dessa edição. Waltel vê Curitiba como lugar pra descansar, onde nada acontece, se é que a capital paranaense realmente existe. Delazari, ao contrário, não pára um só minuto, envolvido com o funcionamento da Secretária de Segurança — nos raros momentos de folga, livros e muito cinema.
Rosirene Gemael escreve sobre o livro de Denise de Camargo, As emoções e a escola, que questiona a incapacidade dos professores para perceber as dificuldades emocionais que limitam os alunos, atrapalhando no seu desenvolvimento.
Mas isso não é tudo. Ângela Chiarotti apresenta o filósofo francês que desvenda as religiões monoteístas. Michel Onfray mostra que elas foram inventadas para dar autoridade ao macho que enclausura a mulher porque teme não dominar o seu desejo.
Se quiser mais, ainda há o humor incomparável de Solda, apaziguando os ânimos mais esquentados com tanta indignidade, tanta denúncia e corrupção. E um protesto dos ciclistas de Curitiba, que heroicamente deixam em casa o automóvel e encaram o trânsito alucinado da capital paranaense.
Idéias 24, você não precisa concordar com elas, basta conhecê-las. Com tiragem de seis mil exemplares, a revista Idéias é vendida em bancas das principais cidades do Estado e é a publicação paranaense do gênero com maior número de assinantes. Em todos os números a revista oferece o perfil de uma personalidade paranaense; colaboradores permanentes como Fábio Campana, Belmiro Valverde, Luiz Geraldo Mazza, Valêncio Ferreira, Dalton Trevisan, Fabrício Carpinejar, Eduardo Schneider e Ângela Chiarotti; reportagens especiais que aprofundam a compreensão desta época de mudanças, cobrindo o que acontece na economia, política, comportamento e cultura paranaense.
(Assessoria)
Comentários estão fechados.