Rádio Clube
H2FOZ
Início » Sustentabilidade » Resgate de criança e o cãozinho ‘misterioso’

Sustentabilidade

Resgate de criança e o cãozinho ‘misterioso’

A criança mora com os avós e na residência não há muros, o que facilitou sua 'fuga', trazendo aflição e medo de acontecer o pior.

3 min de leitura
Resgate de criança e o cãozinho ‘misterioso’
Criança de dois anos e sete meses foi encontrada ao lado de um cachorro. Foto: IA

Aida Franco de Lima – OPINIÃO

A história da criança de 2 anos e 7 meses que foi encontrada perdida na mata pelo 9.º Batalhão de Bombeiro de Foz do Iguaçu, na última sexta (24), gerou comoção nas redes sociais. E um detalhe, que na verdade foi um grande e mágico diferencial, foi a participação de um cachorrinho.

Publicidade

O texto, no Instagram da corporação, narra o ocorrido: “No começo tinha um cachorrinho… eu olhei pra ele e falei: ‘Cachorrinho, me leva até essa menina, cadê ela?’ Até agora não sei o nome dela certinho. Mas esse cachorrinho levou a gente pro lugar certo”, disse o cabo Moreira no começo das buscas ao avistar o cão no meio da mata.

Havia um misto de medo e ansiedade, pois como uma menininha tão indefesa, descalçada, iria aguentar a exposição à queda de temperatura na noite, entre outros riscos aos quais estaria exposta? O receio de que o pior pudesse ter acontecido não poderia ser maior que os esforços para encontrá-la o mais rapidamente possível.

A garotinha já estava desaparecida havia duas horas e meia, quando o grito mais esperado chegou: “Criança encontrada!”

“De repente, numa trilha que subia, o Cabo Moreira e o Sargento Edmar encontram ela lá no alto… bem no meio da trilha, olhando pra eles. Cabelo nos olhos, sem chorar, sem falar. E disseram ‘Vem, vem, vem’… e ela não foi. Então os militares foram até ela, pegaram no colo. Ela só disse: ‘Sede’ e ‘Dodói’.”

A menina estava descalça, com o corpo arranhado, mas consciente. “Ela estava lá… quietinha, viva. E aquele mesmo cachorrinho que me levou, estava do lado dela. Parecia que ele queria avisar de alguma forma.”

Todos que auxiliavam nas buscas ou apenas aguardavam notícias comemoraram. E na internet muita gente perguntava: e o cachorrinho? Alguém adotou? O que aconteceu com ele?

Ele não estava ali por acaso. Tinha uma missão e a cumpriu. Foi ao encontro criança e permaneceu ao seu lado esperando o socorro. De acordo com o comando do 9.º Batalhão de Bombeiro de Foz do Iguaçu, o cachorro tem como tutor um bombeiro civil que trabalha em resgate na rodovia (EPR Pedágio).

No tribunal da internet, muita gente questionou também onde estavam os responsáveis pela criança. Ela é cuidada pelos avós, que ao todo são responsáveis por cinco crianças. Moram em uma área de baixa renda, cuja moradia não tem muros. Quem sabe, com a história tendo ganhado as redes sociais, uma onda de solidariedade possa ajudar a família a proteger melhor a residência e que o Novo Horizonte vá além do endereço, mas vire uma realidade.

Parabéns a todos os envolvidos, em especial à equipe do primeiro-tenente Valenga, primeiro-sargento Edmar, cabos Moreira e Rayana, soldados Florêncio, Defendi, Postiglioni e Gomes. E ao bombeiro civil e ao animalzinho de quatro patas, que mesmo no anonimato construíram um final feliz para essa história. Os animais são seres incríveis e nestas ocasiões, conseguimos ter uma pequena amostra do quanto são especiais.

Este texto é de responsabilidade do autor/da autora e não reflete necessariamente a opinião do H2FOZ.

Quer divulgar a sua opinião. Envie o seu artigo para o e-mail portal@h2foz.com.br

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.
    Assuntos

    Aida Franco de Lima

    Aida Franco de Lima é jornalista, professora e escritora. Dra. em Comunicação e Semiótica, especialista em Meio Ambiente.