Marco das 3 Fronteiras, passeio pela história e cultura em Foz do Iguaçu

O obelisco verde e amarelo, monumento simbólico da região trinacional, completará 121 anos.

Apoie! Siga-nos no Google News


O passeio no Marco das 3 Fronteiras é um convite a imergir na história e cultura da região trinacional, desfrutar a cultura e a natureza do atrativo em Foz do Iguaçu. É um lugar em que turistas e moradores se encontram.

LEIA TAMBÉM: Turismo soma R$ 1 bilhão de investimentos privados em Foz do Iguaçu

É a percepção da visitante Janaina Silveira, brasileira que já visitou dezenas de países e atrações pelo mundo. “Lugar muito agradável e bonito, surpreendi-me com as atrações! Visitei no final da tarde e foi lindo. Vale muito a pena a visita”, registrou.

Além de brasileiros e fronteiriços, o Marco das 3 Fronteiras recebe pessoas de cerca de 70 nacionalidades. É refúgio junto à Argentina e ao Paraguai, na foz do Rio Iguaçu e seu encontro com as águas do Rio Paraná.

Sabores da fronteira

Dentro do atrativo, o Restaurante Cabeza de Vaca atende de terça-feira a domingo, das 15h às 22h, com música ao vivo e um cardápio especial dos três países: Brasil, Argentina e Paraguai. E a Praça 3 Fronteiras oferece vasta oferta de lanches e bebidas.

História

O Marco das 3 Fronteiras completará 121 anos no dia 20 de julho. O obelisco verde e amarelo foi inaugurado 1903, 11 anos antes da emancipação política de 1914, pelo marechal Cândido Rondon e o engenheiro militar Dionísio Cerqueira.

Espaço para turistas e moradores alia história, cultura, gastronomia e natureza – foto: Divulgação

O marco argentino, que se situa às margens do Rio Iguaçu, foi inaugurado na mesma data. Já o marco paraguaio, que fica à margem direita do Rio Paraná, foi erguido anos depois, em 26 de janeiro de 1961.

Novo Espaço das Américas

O Espaço das Américas será revitalizado e integrado ao Marco das 3 Fronteiras. O plano de trabalho do Grupo Cataratas, concessionária responsável pela gestão turística do local, pretende presentear a cidade com a inauguração o mais brevemente possível.

“A revitalização do Espaço das Américas vai transformar o Marco das 3 Fronteiras em uma das mais belas atrações turísticas do Brasil”, avalia diretor do Grupo Cataratas. Segundo Adelio Demeterko, “ampliaremos a atratividade turística de Foz do Iguaçu, com mais conforto e entretenimento, com valorização da cultura, gastronomia e a história local”.

Construção fica localizada no encontro dos rios Iguaçu e Paraná. Foto: Divulgação/Sky Takes
Espaço das Américas passará por uma transformação – foto: Divulgação/Sky Takes

O secretário de Turismo de Foz do Iguaçu, Andre Alliana, cita que a revitalização do Espaço das Américas oferecerá uma nova experiência. “A natureza nos deu o encontro da foz do Rio Iguaçu com o Rio Paraná e dos três países. Temos uma infraestrutura que tem uma construção icônica feita no passado e que será transformada para atrativo turístico que a nossa cidade merece”, afirma.

Gestão turística

O Grupo Cataratas é responsável pela gestão de atrativos na área de turismo sustentável do Brasil desde 1999. Os serviços voltados ao ecoturismo reúnem hoje seis atrativos de Foz do Iguaçu até Fernando de Noronha.

Três vezes eleita a companhia mais sustentável na área de turismo e hotelaria no Brasil (Revista Exame – Guia Exame de Sustentabilidade), o compromisso com a sustentabilidade e a conservação está no DNA do Grupo Cataratas.

(Com informações da assessoria)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.