Paraná é a 3.ª ‘porta de entrada’ de turistas internacionais no país

Os países que mais mandaram visitantes ao estado foram Paraguai, Argentina, Estados Unidos e França.

Apoie! Siga-nos no Google News

O Paraná está entre os três principais estados do país em número de entradas de turistas internacionais, ao lado de São Paulo e Rio de Janeiro. O indicador é do Boletim de Dados Turísticos da Secretaria do Turismo do Paraná (Setu-PR).

LEIA TAMBÉM: Cataratas do Iguaçu embala expansão do turismo do Paraná

O estado foi a terceira principal “porta de entrada” para o ingresso de estrangeiros no país em 2022, com 522 mil turistas. À frente, estão São Paulo (1,5 milhão) e Rio de Janeiro (652 mil). O top-5 coloca, em quarta e quinta posição, Rio Grande do Sul (474 mil) e Santa Catarina (140 mil).

Os dados do boletim demonstram que os países que mais mandaram turistas ao Paraná foram Paraguai (49,3%), Argentina (26%) e Estados Unidos (3,3%). Em termos numéricos, os registros são os seguintes:

  • 257.878 paraguaios;
  • 136.068 argentinos;
  • 17.380 americanos;
  • 12.037 franceses;
  • 9.818 espanhóis;
  • 9.703 uruguaios;
  • 8.851 alemães; e
  • 6.764 ingleses.

“A diferença entre os dois últimos anos mostra uma evolução grande, levando em consideração os impactos da pandemia”, ressalta a Agência Estadual de Notícias (AEN). Em 2021, 128 mil viajantes ingressaram no país por território paranaense, aumento de 306% em 2022.

Modal aéreo

O modal aéreo foi a principal opção de entrada dos turistas internacionais no país, no período, acima dos 60% do total de visitantes. As vias terrestres ocuparam a segunda posição, respondendo por 21,3%. No Paraná, a maior parte das chegadas é por meio terrestre.

Avaliação

O secretário estadual do Turismo, Marcio Nunes, avaliou os dados satisfatoriamente. Isso porque as entradas de turistas procedentes do exterior estão em franca recuperação, em 2022, período ainda pós-pandêmico.

“O turismo se desenvolve no estado”, analisou Marcio Nunes. O setor contribui “impulsionado por iniciativas do governo estadual que chegam atreladas a vontade que as pessoas estão de viajar”, sublinhou o gestor estadual.

(Com informações da Agência Estadual de Notícias)

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.