Programa Itaipu Mais que Energia recebe propostas de 431 municípios

Iniciativa tem orçamento de R$ 931,5 milhões para financiar ações como projetos sociais, ambientais e de infraestrutura.

Apoie! Siga-nos no Google News

Terminou, no sábado (30), o prazo para que 434 prefeituras do Paraná e Mato Grosso do Sul enviassem, à diretoria brasileira de Itaipu, propostas de ações para inclusão no programa Itaipu Mais que Energia, que prevê apoio financeiro a projetos nas áreas sociais, ambientais e de infraestrutura.

Leia também:
Codefoz entrega lista de projetos prioritários à diretoria de Itaipu

De acordo com Itaipu, apenas três municípios paranaenses não enviaram propostas, que chegaram de 431 cidades, totalizando 1,3 mil pedidos e R$ 2,4 bilhões. A partir de agora, será feita uma triagem das ações cadastradas, que deverão ter, também, contrapartida local de recursos.

Como as prefeituras poderiam cadastrar mais de um eixo de atuação, os 1,3 mil pedidos englobam 2,4 mil projetos, com foco em manejo integrado de água e solo (828), saneamento ambiental (825), obras sociais, comunitárias e de infraestrutura (444) e energia renovável (308).

“Os pedidos que estiverem de acordo com o edital serão submetidos para aprovação interna e uma nova avaliação sobre os critérios de projetos e valores será feita. Essa segunda etapa irá filtrar os projetos”, explica Kleber da Silva, superintendente de Obras e Desenvolvimento da Diretoria de Coordenação de Itaipu, citado pela assessoria.

Georreferenciamento das propostas recebidas. Gráfico: Itaipu Binacional
Georreferenciamento das propostas recebidas. Gráfico: Itaipu Binacional

“A fase de cadastro de propostas trouxe para a Itaipu um diagnóstico muito amplo das necessidades dos municípios. A partir de agora, podemos discutir com um olhar técnico e estratégico como a empresa pode contribuir com melhorias dentro do seu território de influência”, complementa.

A lista dos projetos selecionados será publicada no dia 30 de outubro. A aplicação dos recursos disponibilizados para cada iniciativa será fiscalizada por Itaipu e pelos órgãos com atribuições legais em cada município.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.