Governo federal libera mais 9 doutorados para universidades do Paraná

Unioeste foi contemplada com formação em Bioenergia, área de conhecimento estratégica para a transição energética.

Apoie! Siga-nos no Google News

O governo federal aprovou mais nove cursos em nível de doutorado nas universidades estaduais do Paraná. O processo de aprovação é feito pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), em lista divulgada nesta semana.

LEIA TAMBÉM: Unioeste/Foz abre vagas remanescentes em cinco cursos, de engenharias a turismo

As áreas são:

  • Ciências da Saúde;
  • Estudos de Linguagem;
  • Psicologia;
  • Ciências Sociais; e
  • Bioenergia (em cinco universidades estaduais).

Os cursos já contam com mestrados nas mesmas áreas, informou a Agência Estadual de Notícias (AEN). Hoje, ao todo, 36 instituições públicas e privadas ofertam 652 cursos de mestrado e doutorado no estado.

Doutorados

Entre os novos doutorados, a Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) assegurou Estudos da Linguagem e Ciências da Saúde. A Universidade Estadual de Londrina (UEL) terá curso em Psicologia, e a Universidade Estadual de Maringá (UEM) ofertará Ciências Sociais.

O curso de doutorado em Bioenergia será realizado em rede de seis instituições, incluindo a Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) – não foi informado o campus. Também compartilharão a formação UEL, UEM, UEPG, Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro) e Universidade Federal do Paraná (UFPR).

A bioenergia é um ramo do conhecimento considerado de destaque em todo o país. Esse segmento é estratégico para a transição energética, uma agenda que pauta a ação de governos de diversos países.

Pós-graduação no Paraná

As universidades públicas estaduais do Paraná totalizam 328 cursos com variadas possibilidades e pesquisas acadêmicas. “As sete universidades estaduais reúnem mais da metade dos cursos de pós-graduação stricto sensu ofertados no Paraná”, pontua a AEN.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.