Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Autoridades pedem integração entre os países da fronteira

Fronteira

Autoridades pedem integração entre os países da fronteira

Ato em homenagem ao aniversário de Ciudad del Este teve içamento das bandeiras do Paraguai, Brasil e Argentina.

2 min de leitura
Autoridades pedem integração entre os países da fronteira
Bandeiras dos três países no Marco Zero, localizado nas proximidades da Ponte da Amizade. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Publicidade

Segunda maior cidade do Paraguai, Ciudad del Este celebrou, nessa sexta-feira (3), seus 66 anos de fundação. O ato oficial em alusão à data, com a presença de autoridades locais, regionais e dos países vizinhos, ocorreu no Marco Zero, localizado no prédio da Administração Nacional de Navegação e Portos (ANNP), ao lado da Ponte da Amizade.

Leia também:
Itaipu Binacional abre edital para bolsas de estudo no Paraguai

Publicidade

Um dos momentos centrais da cerimônia foi o içamento das bandeiras nacionais dos três países da região fronteiriça. A do Paraguai foi hasteada pelo prefeito Miguel Prieto, enquanto a do Brasil foi erguida pelo cônsul Pedro Castro da Cunha, e a da Argentina, pelo cônsul do país no departamento (estado) de Alto Paraná, Jorge Zobenica.

Em seus discursos, as autoridades falaram sobre a necessidade de integração entre os governos e os povos da área trinacional, de maneira a facilitar as ações do dia a dia e gerar ganhos econômicos, sociais e culturais. O prefeito Miguel Prieto, por sua vez, abordou os planos para o futuro de Ciudad del Este.

“Além de ser uma cidade comercial, vamos ser uma cidade industrial e turística, com três grandes fontes de empregos”, discursou. “Vamos apresentar, nos próximos dias, um estudo técnico que aponta que Ciudad del Este tem uma grande projeção de crescimento.”

Publicidade
Autoridades e liderenças participantes do ato público no Marco Zero. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este
Autoridades e liderenças participantes do ato público no Marco Zero. Imagem: Gentileza/Prefeitura de Ciudad del Este

O ato no Marco Zero teve também a presença de pioneiros e integrantes das comunidades chinesa e árabe na fronteira, além de empresários, representantes de organizações sociais e populares. O Hino Nacional do Paraguai foi executado pela banda da 3.ª Divisão de Infantaria do Exército, que tem sede no km 8 Acaray.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.