Brasil é o principal mercado do arroz produzido no Paraguai

Empresas brasileiras compram oito em cada dez quilos de arroz exportados pelo país vizinho, que vem aumentando a produção.

Apoie! Siga-nos no Google News

Embora não seja um fato tão conhecido, o Paraguai tem grandes campos para a produção de arroz, principalmente na metade sul do país. Desde o início do ano, as empresas paraguaias já exportaram 952.367 toneladas, tendo como maior destino o Brasil.

Leia também:
Paraguai sanciona regulamentação de créditos de carbono

De acordo com o jornal La Nación, que cita como fonte a Câmara Paraguaia de Industriais do Arroz (Caparroz), as exportações paraguaias em 2023 já somam US$ 304 milhões (R$ 1,6 bilhão), com 83% do total enviados ao mercado brasileiro.

Na sequência, bem distantes, aparecem Chile (10%), Uruguai (3%), El Salvador, Portugal e Reino Unido, com cerca de 1% cada; e outras nações, como Países Baixos, Líbano, Israel, Grécia, Emirados Árabes Unidos e Canadá, com quantitativos abaixo de 1%.

As exportações paraguaias são compostas por arroz com casca, arroz integral, arroz polido e arroz quebrado (utilizado para a fabricação de outros produtos alimentícios). Os principais locais de produção podem ser vistos no gráfico abaixo:

Gráfico: Câmara Paraguaia de Industriais do Arroz.
Gráfico: Câmara Paraguaia de Industriais do Arroz.
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.