Paraguaios pedem adaptações nas obras de acesso à Ponte da Integração

Comissão formada por moradores de Presidente Franco defende a construção de uma trincheira e a duplicação de duas avenidas.

Apoie! Siga-nos no Google News

Comissão formada por moradores de Presidente Franco defende a construção de uma trincheira e a duplicação de duas avenidas.

Moradores e autoridades de Presidente Franco estão reivindicando, ao Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, adaptações nos acessos à futura Ponte da Integração, que já está em fase final de obras. Com a abertura da ponte, ainda sem data oficial prevista, o temor é de que as ruas sejam tomadas por caminhões.

Na semana passada, foi definida a criação de uma comissão composta pelo prefeito Roque Godoy; pelo diretor de Obras e Urbanismo, Cristian Ortiz; pelo presidente do Conselho de Desenvolvimento de Presidente Franco (Codefran), Augusto Scavonne; e por representantes como o engenheiro Silvio Godoy e o arquiteto Carlos Fleitas.

A princípio, três intervenções prioritárias foram elencadas pela equipe: a duplicação urgente das avenidas Bernardino Caballero e Monday, que dão acesso à região da nova ponte, e a construção de uma trincheira exclusiva para caminhões, para que a circulação de veículos pesados não estrangule o tráfego local.

A Ponte da Integração Brasil–Paraguai e seus acessos em Foz do Iguaçu, como a rodovia Perimetral Leste, são financiados com recursos da diretoria brasileira de Itaipu. Já as estradas e a estrutura de fiscalização na cabeceira paraguaia são de responsabilidade do governo paraguaio, que contraiu crédito internacional para o empreendimento.

Obras complementares

A principal preocupação, nos dois países, é quanto à demora na entrega das obras complementares, uma vez que a ponte em si já está praticamente pronta.

Enquanto a Perimetral Leste não estiver concluída, por exemplo, parte do tráfego de caminhões no Brasil será redirecionada para a BR-469, no trecho entre o atual Trevo da Argentina (cujo viaduto está em obras) e a Rua Itaboraí. A BR-469, que ainda não foi duplicada, é o principal corredor turístico de Foz do Iguaçu.

https://www.h2foz.com.br/category/geral/bolsonaro-vem-a-foz-do-iguacu-nesta-quarta-feira-para-visitar-ponte-da-integracao/
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.