Feriadão começa com muita água nas Cataratas do Iguaçu

Vazão de 2,5 milhões de litros de água por segundo nas Cataratas do Iguaçu. Imagem: Edison Emerson / Foto Equipe Cataratas.

Vazão na manhã desta sexta-feira (15) estava 70% acima do normal, com 2,5 milhões de litros de água por segundo.

Quem for ao Parque Nacional do Iguaçu neste feriado de Semana Santa e Páscoa encontrará um espetáculo ainda mais impressionante. Devido às chuvas dos últimos dias, a vazão no Rio Iguaçu está 70% acima do normal. No início da manhã de sexta-feira (15), jorravam pelas Cataratas mais de 2,5 milhões de litros de água por segundo.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

De acordo com a Companhia Paranaense de Energia (Copel), que faz o monitoramento hidrológico da bacia do Rio Iguaçu, a vazão nas quedas d’água, às 7h, era de 2.530 metros cúbicos por segundo (m³/s). Um metro cúbico equivale a mil litros de água, totalizando 2.530.000 litros a cada piscar de olhos na paisagem fronteiriça.

Medição do rio Iguaçu nas imediações do Hotel das Cataratas. Fonte: Copel.

Entre sexta e domingo (17), o Parque Nacional do Iguaçu, que espera receber mais de 22 mil visitantes, está abrindo mais cedo, às 8h. Os ingressos precisam ser comprados on-line, no endereço http://www.cataratasdoiguacu.com.br. O dia com menor movimento será o domingo, em especial no período da tarde.

A previsão é de tempo firme em Foz do Iguaçu e região durante todo o feriado prolongado, com predomínio de sol e céu praticamente sem nuvens. O frio do início da manhã (a mínima pode chegar a 9°C no sábado, confira a previsão) dá lugar a tardes com temperaturas agradáveis, ideais para passeios ao ar livre.

A maior vazão já medida nas Cataratas foi em 9 de junho de 2014, com 46,3 milhões de litros de água por segundo, mais de 30 vezes acima do normal. Em períodos de seca e estiagem prolongada, por sua vez, o fluxo pode cair a menos de 200 mil litros. A vazão considerada padrão gira em torno de 1,5 milhão de litros de água por segundo.

Panorama das Cataratas do Iguaçu nesta sexta-feira. Foto: Edison Emerson.
Previsão é de sol e muita água nas Cataratas do Iguaçu durante o feriado. Foto: Edison Emerson.
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Guilherme Wojciechowski - H2FOZ

Guilherme Wojciechowski é repórter colaborador do H2FOZ. E-mail: [email protected] - Veja mais mais conteúdo do autor.