Região de Foz do Iguaçu tem alerta laranja para tempestade

Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois avisos de risco potencial, com validade até as 18h de quarta-feira (15).

Apoie! Siga-nos no Google News

Foz do Iguaçu já registrou, até as 10h desta terça-feira (14), 31 milímetros de chuva, conforme dados da estação do Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná. A previsão para o dia é de um acumulado de até 63.5 milímetros, com outros 27.1mm previstos para quarta-feira (15), feriado nacional de Proclamação da República.

Leia também:
Moradores de Foz do Iguaçu enfrentam apagões e temem queima dos equipamentos

A detecção de áreas de instabilidade sobre o Paraguai e a Argentina levou o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir dois alertas na cor laranja (perigo) para a região de Foz do Iguaçu. O Alerta n.º 45.437 tem vigência até as 22h desta terça, enquanto o Alerta n.º 45.451 estará válido até as 18h de quarta-feira.

Área de abrangência dos dois alertas emitidos pelo Inmet.
Área de cobertura dos dois alertas emitidos pelo Inmet.

Nos dois casos, o aviso do Inmet é para possibilidade de “chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 e 100 milímetros por dia, ventos intensos (de 60 a 100 quilômetros por hora) e queda de granizo”. O instituto também cita “risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos”.

A área de abrangência dos alertas inclui grande parte dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, com as áreas de instabilidade em deslocamento do Oeste para o Leste.

Conforme o Simepar, o tempo deverá permanecer chuvoso até domingo (30) em Foz do Iguaçu, embora a maior parte do volume esteja projetada para as próximas 36 horas. As temperaturas oscilarão entre os 22°C e os 34°C ao longo da semana. O nível do Rio Iguaçu voltará a subir, contudo os picos das duas últimas cheias não serão alcançados.

Dados da Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu, alimentados pelo Simepar.
Chuva acumulada na Estação Meteorológica de Foz do Iguaçu, até as 10h, segundo o Simepar.
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.