Veja imagens do eclipse solar deste sábado (14) em Foz do Iguaçu

Nuvens quase atrapalharam a visualização do fenômeno; percentual de ocultação na fronteira foi de 29,82% do disco solar.

Apoie! Siga-nos no Google News

A previsão do tempo falhou e o céu, na tarde deste sábado (14), estava mais encoberto que o esperado em Foz do Iguaçu. Ainda assim, quem olhou para o alto, por volta das 16h30, pôde visualizar parte do eclipse solar anular, que na região de fronteira foi parcial.

Veja também:
Vídeo mostra meteoro cruzando o céu de Foz do Iguaçu

Superlua em Foz do Iguaçu: veja fotos do espetáculo

A Terra das Cataratas não estava na faixa de observação total (100%) do fenômeno, que passou pelas regiões Nordeste e Norte do Brasil, Colômbia, Panamá, Costa Rica, Nicarágua, Honduras, Belize, México e Estados Unidos.

De acordo com a plataforma Time and Date, o percentual de ocultação do disco solar (o pedaço do Sol que a Lua cobriu) em Foz do Iguaçu e cidades vizinhas foi de 29,82%, quase um terço, às 16h45. Devido ao horizonte parcialmente encoberto, a diminuição na intensidade da luz não foi perceptível para a maioria da população.

Sempre de olho nas belezas do céu, o fotógrafo Marcos Labanca fez registros para o H2FOZ. As imagens, capturadas quando o Sol apareceu em uma janela entre nuvens, às 16h30, mostram o momento em que o eclipse caminhava para seu ponto culminante na região.

Imagens: Marcos Labanca/H2FOZ

Registro da sombra da Lua encobrindo parte do Sol por volta das 16h30. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Registro da sombra da Lua encobrindo parte do Sol por volta das 16h30. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ

O último eclipse solar anular na América do Sul tinha ocorrido em junho de 2021, com o próximo marcado para 2 de outubro de 2024, no extremo sul do continente.

Em 3 de novembro de 1994, Foz do Iguaçu testemunhou um eclipse total, que atraiu milhares de visitantes para locais como as Cataratas do Iguaçu.

Céu encoberto quase impediu a visualização do fenômeno. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
Céu encoberto quase impediu a visualização do fenômeno. Foto: Marcos Labanca/H2FOZ
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.