9 dicas como criar e manter uma horta caseira 

Com mais de 29 milhões de vegetarianos hoje no Brasil, o que já representa 14% da população brasileira, o mercado de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) nunca esteve tão em alta.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por assessoria

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

Com mais de 29 milhões de vegetarianos hoje no Brasil, o que já representa 14% da população brasileira, o mercado de Frutas, Legumes e Verduras (FLV) nunca esteve tão em alta. Desse número, 60% das pessoas afirmam que consumiriam mais produtos veganos, se tivessem preços semelhantes aos produtos de origem animal, segundo última pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Opinião e Estatística (IBOPE).
Só o mercado vegano brasileiro tem registrado um crescimento anual de 40% nos últimos anos, e estima-se que existam atualmente 5 milhões de veganos no Brasil.Fonte: Pixabay
Aumenta o consumo de Frutas, Legumes e Verduras (FLV)
Diante desse quadro, cresce a busca por opções mais saudáveis, éticas e mais em conta financeiramente, levando muitos vegetarianos e veganos a começarem a cultivar seus próprios alimentos em casa.
Por isso, reunimos aqui algumas dicas como desenvolver sua própria horta vegana, e quais as principais plantas, ricas em vitaminas, que não podem faltar em seu pomar caseiro:

1.    Luz Solar: Prefira crescer suas plantas em lugares arejados, que recebam pelo menos 5 horas diárias de luz solar, em sacadas, quintais, varandas e locais próximos às janelas. Mas, é importante respeitar a necessidade específica de luz de cada planta.

2.    Qualidade do solo: Caso disponha de um quintal com terra, certifique-se da boa qualidade do solo, principalmente em áreas urbanas, onde é comum encontrar produtos químicos e restos de construção.

3.    Adubo: Prepare um adubo rico em matéria orgânica. Cubra o solo com uma camada protetora formada por folhas secas, serragens, cascas de frutas etc., a fim de mantê-lo úmido e protegido do vento e do sol.

Foto: Pixabay

 Escolha cultivar em casa o que consome normalmente no dia-a-dia

4. pH: É importante verificar o pH do solo, que deve variar entre 5,5 e 6,5, principalmente se pretende plantar hortaliças. O pH pode ser controlado ao adicionar nutrientes ao solo.

5. Moringa: Apesar de demandar um pouco mais de espaço físico, esta planta de porte médio, rica em vitaminas e aminoácidos essenciais para uma dieta saudável, já representa uma grande aliada dos veganos e vegetarianos. Mais conhecida no Brasil como Acácia Branca, é considerada milagrosa, onde se consomem desde suas folhas e frutos até as sementes, flores e raízes.

6. Temperos: Fáceis de serem cultivados em pequenos espaços, escolha plantar os temperos que mais consome em seu dia-a-dia, como cebolinha, salsinha, manjericão, orégano, hortelã e pimenta.

7. Frutas: Amoras e morangos orgânicos devem estar em vasos,  colocados em posição elevada, para que as frutas possam crescer em forma de cascata. Tomates cerejas também são ótimas opções. 

8. Água: O ideal é regar suas plantas duas vezes ao dia, no começo da manhã e fim de tarde. Evite regar quando o sol estiver muito forte. Procure deixar a terra do vaso ou o solo sempre úmidos. Mas, certifique-se de que não há excesso de água. É importante também respeitar a necessidade de água de cada planta.

9. Legumes: As variedades mais fáceis de cultivar são couve-manteiga, alface baby, espinafre, agrião, rabanete, cenoura e beterraba.
 

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.