Capanema recebe liberação para exploração turística no Parque Nacional do Iguaçu

Empresa Macuco EcoAventura é autorizada a operar as atividades.

Apoie! Siga-nos no Google News

Por Macuco EcoAventura

Capanema, na região Sudoeste do Paraná, acaba de receber uma autorização do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO), para uso público dos potenciais turísticos do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), na região. Ainda em fase experimental, a autorização terá validade de um  ano.O documento foi entregue oficialmente em solenidade realizada na Câmara de vereadores de Capanema na última quarta-feira (23/1/19).

Participaram do evento, o diretor do Parque Nacional do Iguaçu (PNI), Ivan Baptiston, o prefeito Américo Bellé, o diretor do Departamento de Turismo de Capanema, Marco Aurélio Gazzoni, vereadores, representantes da sociedade civil e da comunidade. O Macuco EcoAventura foi representado pelos seus gerentes Abel Barbosa e Cleverson Ferreira.

Durante a solenidade Ivan Baptiston resgatou todo o processo iniciado em conversas no ano de 2003 – ocasião em que esteve em Capanema -, e que prosseguiu ao longo dos últimos 20 anos, até a liberação, neste mês de janeiro, das atividades turísticas dentro do parque e a autorização para que a empresa Macuco EcoAventura opere as atividades.

“Acompanhamos todos os embates na história da Estrada do Colono. Sempre acreditamos que era possível construir uma agenda positiva, construir alternativa, caminhos, para que fosse possível utilizar, interagir, para que se pudesse ter experiências fantásticas em contato com a natureza”, relatou  Baptiston.

Autorização direta

De acordo com o diretor do PNI, nos últimos dois anos o ICMBIO debruçou-se sobre a revisão do plano de manejo do Parque. Fizeram algumas alterações consideradas importantes, ajustaram e, finalmente, o plano de manejo foi aprovado no dia 20 de dezembro de 2018.

Segundo ele, o prefeito de Capanema, Américo Billé, voltou a consultá-los sobre a possibilidade de os passeios se tornarem permanentes e não ocasionais, durante eventos festivos. “Finalmente tivemos uma resposta positiva para Capanema! Informamos ao prefeito que, se empresas qualificadas, estruturadas, experientes e habilitadas nos provocassem, seria possível a liberação”, destacou.

Américo Billé: "Atendimento personalizado e de qualidade no turismo de Capanema" – foto Adolfo Pegoraro/Divulgação

Macuco Safari se apresentou e o diretor do Parque admite que ficou feliz. “Tratava-se de uma empresa que já trabalha conosco há tempos. Tem conhecimento, expertise, qualidade, comprometimento, competência. Houve análise técnica desse pedido. Eu assinei. Como chefe do Parque tenho essa prorrogativa”, salientou. Ivan Baptiston esclareceu que há um conjunto de exigências e acompanhamento para uma liberação dessa natureza.

Dispensa de licitação

Baptiston explica que foi assinado pelo ICMBIO o que chamam de Autorização Direta (AD), documento que autoriza a empresa Macuco EcoAventura a exercer as atividades de visita Pública no Parque Nacional do Iguaçu. “Não cabe um edital de licitação neste caso, uma atividade que, para nós, parece pequena, embora saibamos do tamanho e da importância disso para o município. Então conduzimos dessa forma. A empresa protocolou o pedido para operar, nós avaliamos nos termos da legislação e autorizamos a execução das atividades. Ainda em fase experimental ”, salientou.     

Indústria limpa

Dizendo-se muito emocionado, o prefeito Américo Bellé lembrou o trabalho de todos os que o antecederam na busca de uma saída para o município e comemorou o fato de esse sonho de tantos anos se concretizar em sua administração. “O município perdeu muito com o fechamento da estrada do colono, foi uma coisa triste. Hoje estão nos devolvendo algo”, observou.

“Capanema é um excelente polo turístico. Eu acredito que em dez anos teremos aqui uma grande indústria, indústria limpa. Estamos dando o pontapé inicial com uma empresa de nome consolidado no mercado e profissionais qualificados. O que posso dizer aos nossos munícipes é: podem esperar por um atendimento personalizado, de qualidade, no turismo de Capanema”, concluiu Bellé.

Parceria vai gerar emprego e renda  

Capanema celebra, além da licença para explorar o turismo no Parque Nacional, a parceria com a empresa Macuco EcoAventura, que instala os equipamentos de ecoturismo no Rio Iguaçu e no Parque, em Capanema.
De acordo com o diretor de turismo, a parceria com a empresa seguiu um processo natural, considerando-se o seu know-how, adquirido em mais de 30 anos de atuação em turismo ecológico, navegação e contemplação, em Foz do Iguaçu.

Marco Aurélio Gavazzon: "A licença é um marco para o turismo da regiaõ" – foto Adolfo Pegoraro/Divulgação

Marco Aurélio Gavazzoni avalia que "a licença entregue pelo diretor do Parque Nacional do Iguaçu é o marco de um turismo que já nasce grande, graças à presença de uma empresa qualificada, séria, com larga experiência no setor, como a Macuco Safari".

Cleverson Ferreira: "Além dos atrativos turísticos, emprego e renda para o município" – foto Adolfo Pegoraro/Divulgação

Falando em nome da empresa Cleverson Ferreira informou que já foram instaladas duas bases no município: uma no Porto Lupion, outra no centro da cidade. “Já estamos com o nosso escritório aqui e trouxemos uma equipe para nos auxiliar na implantação da empresa. Estamos dando o ponta pé inicial, mas quem vai trabalhar aqui é povo de Capanema. Daremos o suporte e faremos a coordenação” afirmou Cleverson.

Finalizando ele destacou que Macuco EcoAventura abrirá vários postos de trabalho, diretos e indiretos, na região. “Vamos trazer além dos atrativos turísticos, emprego e renda para o município”.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.