Copel suspende corte de energia elétrica em residências

Válida por 90 dias, a partir desta quarta, medida é para unidades consumidoras residenciais, inclusive as de baixa renda. 

Apoie! Siga-nos no Google News

A Copel irá suspender por 90 dias, a partir desta quarta-feira, 25, o corte por inadimplência de unidades consumidoras residenciais, inclusive as de baixa renda. A interrupção do fornecimento não ocorrerá, ainda, em hospitais e assistências médicas. 

A medida vale para toda a área de concessão da companhia, como atenuante a pessoas prejudicadas pelos reflexos econômicos e sociais causados pela atual pandemia de coronavírus, que tem no isolamento social a principal orientação de prevenção à transmissão da doença. 

"A suspensão dos cortes e outras adequações adotadas pela Copel para o período de contingência se alinham às orientações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), órgão que regulamenta o setor no Brasil", informa a fornecedora de energia elétrica no Paraná. 

Pagamento posterior à data de vencimento da conta de luz permanece com as mesmas regras: incidência de multa de 2%, juros de mora de 1% ao mês calculados com atualização diária, e atualização monetária baseada no IGP-M (Fundação Getúlio Vargas). 

O consumidor que teve sua energia cortada por falta de pagamento anterior deve quitar o débito para solicitar a religação. O pedido deve ser feito nos canais de atendimento da empresa. A Copel mantém os serviços operacionais essenciais. 

Faixa de isenção
Nessa terça-feira, 24, o governador Ratinho Junior anunciou o aumento da faixa de consumo que isenta do pagamento as famílias cadastradas na tarifa social de energia elétrica. A medida foi comunicada por meio de pronunciamento nas redes sociais e à imprensa. 

"Com a ampliação para 150 kWh de consumo por mês, estima-se que 217,5 mil famílias terão as faturas de energia custeadas pelo Governo do Estado, por estes 90 dias. De acordo com as regras atuais, toda família cadastrada recebe 100% de desconto quando consome até 120 kWh por mês. O aumento desse limite permitirá aumentar o benefício para mais 57,5 mil famílias", informa a Copel. 

Fonte: Copel. Clique aqui para acessar a publicação

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.