
Quem deseja estuda Agronomia tem duas excelentes opções na região: no Centro Universitário UDC ou na UDC Medianeira. Os cursos formam engenheiros agrônomos em cinco anos.
A tecnologia é um dos grandes destaques e é protagonista em todas as áreas nos cursos. “Hoje a tecnologia é imprescindível na Agronomia. Nós entendemos e investimos pesado em equipamentos que facilitem o aprendizado dos nossos alunos”, explica a reitora do Centro Universitário UDC, professora Rosicler Hauagge do Prado.
O engenheiro precisa conhecer as várias possibilidades e dominar aquelas que vai utilizar no trabalho mais tarde”, explica o coordenador do curso de Agronomia do Centro Universitário UDC, professor Martin Engler.
Para ter acesso a esses conhecimentos e tecnologias, os estudantes têm à disposição infraestruturas completas tanto em Foz do Iguaçu, como em Medianeira. Equipamentos de precisão, laboratórios de química, física, geoprocessamento, casa de vegetação e duas áreas experimentais.
“Desde o início a UDC começou a investir em laboratórios, professores, dia de campo e muitas aulas práticas. Eu trabalho na área e posso perceber a importância da UDC para a região”, enfatiza o estudante do último ano de Agronomia, Jaime de Moura.

Agricultura e precisão
Os estudantes também aprendem sobre agricultura de precisão com a utilização de drones. Recebem ensinamentos de como utilizar o equipamento e de como ele é aplicado na Agricultura. Os alunos vêm os conceitos, surgimento, termos técnicos de pilotagem e planejamento de voo e índices de vegetação que são a questões mais utilizadas e mais otimista da parte Agronômica.
Novos laboratórios
A UDC Medianeira implantou recentemente diversos laboratórios e áreas experimentais na instituição. Depois de uma grande ampliação da infraestrutura, passou a atender de forma muito mais completa com equipamentos de ponta que vão bem além das exigências do Ministério da Educação e, trazem a oportunidade da prática da pesquisa à comunidade acadêmica.
“Com os novos laboratórios, vemos alunos mais interessados, dedicados, usufruindo destes espaços, aproveitando a oportunidade da pesquisa e do exercício da prática na área que eles escolheram para estudar”, conta a coordenadora-geral da UDC Medianeira, professora Gisele Tezza.
Internacionalização
Nos cursos de Agronomia da UDC, os alunos têm contato com o mundo através da internacionalização da educação, possível através das parcerias do Grupo UDC. Os acadêmicos e docentes interagem com universidades de vários países.
“Tudo acontece muito rápido. A internacionalização nos oferece acesso rápido a essas informações de tecnologia e pesquisa. Quando a faculdade tem essa relação com outros países o acesso é muito mais dinâmico e nos coloca a frente no mercado de trabalho, com certeza”, declara o acadêmico de Agronomia Deivid Nazario de Assis.

O professor Dr. Fábio Prado, idealizador da internacionalização UDC fala do processo: “Para nós a internacionalização é crucial. Nossos convênios funcionam assim, absorvemos o que há de concreto em nossos parceiros para repassar aos nossos alunos. Aprendemos muito com as experiências internacionais. No ano passado enviamos um grupo de alunos para ver a Agronomia da Texas Tech nos Estados Unidos, e neste ano enviaremos novamente”.

Atividades práticas
Durante o Curso os estudantes aprendem com experiências práticas atuando em diversas áreas, como: o melhoramento vegetal, a nutrição animal, agricultura de precisão, cultivo de hortas e muito mais. “Realizamos vários eventos durante o ano. A atividade prática de maquinários agrícolas, nutrição animal e pastagem são exemplos. Nestes eventos os estudantes aprofundaram os conhecimentos, tudo prático”, explica o coordenador de Agronomia na UDC Medianeira, professor Marcelo Angelo Campagnolo.
Os cursos também realizam anualmente o Dia de Campo, onde empresas e profissionais ligados ao setor fazem palestras e dão cursos sobre temas específicos.
Comentários estão fechados.