Gestão, cursos e o papel da universidade: Claudio Marquetto, candidato a diretor da Unioeste/Foz, apresenta suas propostas

O docente participou do programa Marco Zero, a primeira das entrevistas com os dois candidatos à direção do campus iguaçuense.

No próximo dia 22 de outubro, a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) vai às urnas para eleger seus representantes nas instâncias de decisão da instituição.

Em Foz do Iguaçu, professores, funcionários e agentes universitários votarão para diretor-geral do campus, reitor e vice-reitor, além escolherem diretores de três centros: Ciências Sociais e Aplicadas; Educação, Letras e Saúde; e Engenharias e Ciências Exatas.

Candidato a diretor-geral do campus da Unioeste/Foz, o professor Claudio Marquetto foi entrevistado no programa Marco Zero, produção do H2FOZ e Rádio Clube FM. No próximo dia 19 de outubro, às 10h30, a entrevista será com o professor Fernando Martins, atual diretor do campus e candidato à reeleição.

Assista à entrevista com o professor Claudio Marquetto:

No Marco Zero, o docente apresentou seu histórico e abordou projetos que pretende instituir e o modelo de gestão a ser adotado, caso seja eleito.

"Tenho uma vivência com essa instituição. Primeiro como aluno, depois como docente recém-graduado. Construí a carreira acadêmica dentro da própria universidade, com outras instituições participando desse processo. Por isso, acredito que tenho a contribuir na direção-geral do campus", frisou.

Sobre novos cursos para o campus de Foz do Iguaçu, Claudio Marquetto informou que seguirá o planejamento implantado na instituição. "Precisamos crescer. Temos um plano diretor que já prevê novos cursos. Vamos rediscuti-lo com a comunidade para avaliar quais os impactos mais efetivos para a comunidade e a região."

O candidato a diretor de campus disse também ser contrário à Lei Geral das Universidades Estaduais do Paraná, proposta pelo governador Ratinho Junior (PSD). O objetivo desse projeto é estabelecer novos parâmetros para a distribuição dos recursos orçamentários, entre outras orientações.

"Da forma como está proposta, a gente tem que ser integralmente contra, é uma lei que nasce para reduzir recursos, e não estruturar melhor as atividades que desempenhamos", afirmou Claudio Marquetto.

Se for eleito para a direção do campus iguaçuense da Unioeste, ele pretende integrar professores e cursos, promover diálogo e união dentro da instituição. "Sou professor. Vamos caminhar para o lado da gestão com o desejo de favorecer a educação. É por isso que coloco o meu nome para a comunidade acadêmica avaliar", pontuou.

Sob o slogan "É hora de união: Unioeste em primeiro lugar", o candidato apoia a candidatura de Renata Camacho para a direção do Centro de Engenharias e Ciências Exatas da Unioeste/Foz. Para a reitoria, o docente está coligado com Alexandre Weber para reitor e Gilmar Mello para vice-reitor.

Claudio Marquetto formou-se em Ciência da Computação na Unioeste/Foz. Possui mestrado e doutorado na área, cursados na UFSC e na UTFR, respectivamente. É docente do curso de Ciências da Computação e do Programa de Pós-Graduação em Tecnologias, Gestão e Sustentabilidade, e atuou no Instituto de Tecnologia Aplicada e Inovação (ITAI).

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.