Grande Três Lagoas agita abertura de desfiles carnaval em Foz do Iguaçu

A Avenida Duque Caxias recebeu grande público na primeira noite de desfile das escolas de samba. A Escola Três Lagoas trouxe muita superação e criatividade para a passarela. O enredo em homenagem a Itaipu Binacional contagiou aproximadamente quatro mil pessoas no segundo dia do Carnafalls 2012, promovido pela Fundação Cultural. Nesta segunda, 20, a Império das Cataratas e a Acadêmicos da Magia e Esplendor se apresentam no sambódromo.

De acordo com a organização do evento, aproximadamente oito mil pessoas passaram pelo sambódromo nos dois primeiros dias do Carnafalls. O vice-prefeito, Chico Brasileiro, a vereadora Nanci Rafain e o secretário de Assuntos Internacionais, Sergio Lobato compareceram ao evento.

Recebemos um grande público nesses dois primeiros dias do carnaval iguaçuense. É uma festa para toda a família. Toda estrutura foi preparada para atender os foliões e tenho certeza que as escolas darão um show na Avenida, destacou o presidente da Fundação Cultural, Adelino Souza.

No sábado foi realizado o concurso Meninas Veneno e o Baile Carnavalesco. Ontem, 19, os foliões prestigiaram o primeiro dia do desfile das escolas de samba. O grupo Afoxé Ogun Fumilayó (afoxé significa candomblé em movimento)  foi o primeiro a entrar no sambódromo. Os 130 integrantes cantaram e no final da apresentação formaram um círculo para pedir proteção e mandar energia para o público.

Minha esposa, grávida de três meses, e amigos estão aqui e esse é o clima do carnaval de Foz. Muita energia e alegria nestes quatro dias,comentou Alisson Capelari, que pela primeira vez desfila em Foz.

A Liga Iguaçuense das Escolas de Samba de Foz do Iguaçu (LIESFI) também entrou na Avenida Duque Caxias. O Rei Momo, Marcos Fermino, a Rainha do Carnafalls, Livia Santos, a Primeira Princesa, Ariane Nogueira e a Segunda Princesa Andréa Bombom mostram que tem muito samba no pé, arrancando aplausos e suspiros nas arquibancadas e camarotes.

 Na concentração da Três Lagoas, a paixão pelo samba foi mais forte do que a tristeza pelo acidente ocorrido com um dos integrantes da escola. Segundo informação da presidente, Telma Cherman, um dos componentes morreu no acidente. O grupo estava a caminho do desfile. Ela não quis dar mais detalhes do fato. 

Sem nenhum atraso, a escola trouxe brilho para passarela do samba. As fantasias e alegorias criaram uma sincronia com o público, que, no compasso da bateria cantaram junto o enredo Itaipu Unindo Povos.

Todos 580 componentes atravessaram a Avenida Duque Caxias em 50 minutos, tempo determinado pela organização, e um dos 12 quesitos a serem avaliados por uma comissão julgadora.

De acordo com presidente da Liesfi (Liga Independente das Escolas de Samba de Foz do Iguaçu), Artur Andrade (Tuti), as três escolas irão trazer 1800 pessoas para os desfiles.

Temos um aporte da prefeitura e também da Itaipu, mas os gastos são grandes e por isso procuramos também outras parcerias. O importante é que tudo está dando certo. As pessoas não ganham nada para desfilar. Estão aqui pela paixão ao samba, observou Tuti.

Antes do início do Baile Carnavalesco, a Cia dos Ventos, de Curitiba, realizou o desfile de bonecos gigantes, uma tradição em Recife e Olinda. A atração é uma parceria da Fundação Cultural e a companhia curitibana.

Carnafalls agrada foliões
O auxiliar administrativo, Dione Aliatti, 21 anos, veio pela primeira vez ao carnaval de rua. Ele destacou a segurança da folia. Eu não morava em Foz, portanto é a primeira vez que venho ao carnaval. Estou satisfeito e gostei muito da estrutura, da segurança e da qualidade das atrações. O desfile estava muito bonito, opinou.

O servidor público, Antonio de Souza, trouxe a família para acompanhar o desfile da Escola Três Lagoas. Gostei da estrutura. Vim em outros carnavais, mas este está melhor. Pretendo voltar amanhã e trazer a família. O ambienta está tranqüilo, alegre e bem seguro, disse Souza.

Amanhã, 21, o Carnafalls prossegue com a realização do Carnaval da Saudade e Baile Infantil, na Rua Marechal Deodoro, em frente ao Hotel Rafain, das 17h ás 22h. Na Avenida Duque Caxias será realizada mais uma edição da Canja do Galo Inácio e desfile das escolas campeãs. O baile popular encerra a folia.

A Guarda Municipal e a Polícia Militar atuam no local para garantir a segurança da população. Nenhuma ocorrência foi registrada no local.

(Agência Municipal de Notícias – Fotos: Tonico Lopes/AMN)


Escute o samba enredo:

Grêmio Recreativo E.S. Três Lagoas – CLIQUE AQUI PARA OUVIR
Autor: Luisinho do Cavaco

Três Lagoas; tem muita história pra contar
Cinquenta mil colonos foram indenizados    (Bis)
pra grande obra começar.

Mas eu vim; vim pra tirar o chapéu.
Pra engenheiros e arquitetos
Que colocaram no papel
Uma das maiores hidrelétrica do mundo
Tudo pode acontecer: como você pode ver.
Milhões de litros d’água por segundos
Parabéns para o criador cem por cento melhorou
A vida de todos trabalhadores
PTI com criação e a piracema então
Daí adquiriu outros valores

Deixa a água boa rolar
Escorrer na pedra que canta
Mãos dados com o Paraguay
O progresso só avança  (Bis)
Cultrua esporte e lazer
Dois povos logo se uniram
Com a Unila novos valores surgiram

Itaipu
E Itaipu, que ilumina esse povão.
As compotas quando se abre ronca forte
Mexe com meu coração

Mas eu vou pra prainha
Me refrescar com meu amor
Que maravilha a Itaipu deixou (Bis)
Se não fosse Três Lagoas
Sabe como iria ser
Ia tomar todas geladas e esperar chover

 


Programe-se e deixa o coração explodir e o samba rolar!
 

 

Vc lê o H2 diariamente? Assine o portal e ajude a fortalecer o jornalismo!
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.