Lago Ypacaraí, aquele da histórica música paraguaia, está encolhendo

E não é só por causa da seca atual, que se repete a cada dez anos, mas pela poluição e da redução dos córregos que formam o lago.

Apoie! Siga-nos no Google News

Lembrado na música paraguaia mais conhecida da história ("Recuerdos de Ypacaraí", o Lago Ypacaraí, a 50 km de Assunção, está encolhendo

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

O lago, que já sofre com poluição por coliformes fecais, matéria orgânica, fósforo e nitrogênio, está com apenas dois metros de profundidade e sua costa ampliou-se em 18 metros, em relação à normal. A situação alarma a população local e os visitantes.

Segundo informou o engenheiro David Fariña, do Ministério do Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, à repórter Desiré Cabrera, do jornal ABC Color, a baixa do lago é um fenômeno cíclico que se repete a cada década.

O problema é que isso acontece cada vez de forma mais pronunciada, disse o engenheiro, não só por causa da seca, mas pelo entupimento dos córregos que afluem ao lago. Há ainda outro problema: aumentou o volume de água liberada pelas zonas úmidas do Rio Salado, onde deságua o Lago Ypacaraí.

Ele contou que, para diminuir o escoamento da água do lago para o Rio Salado, foi colocada uma barreira, que sobe ou baixa de acordo com a necessidade. No entanto, caçadores e pescadores ilegais retiram ou levantam a barreira, prejudicando o processo.

A água some e a paisagem fica cada vez mais estéril. Foto ABC Color

A solução, disse o engenheiro, é fazer uma limpeza das áreas úmidas de um dos rios que formam o lago, o Yukyry, e analisar seriamente a possibilidade de fazer uma dragagem tanto do lago como dos canais, que estão cheios de sedimentos.

O Lago Ypacaraí abrange cerca de 90Km² de superfície e suas dimensões são 24Km de norte a sul e de 5 a 6 km de leste a oeste. Sua profundidade média normal é de 3 metros (está um metro mais baixo).

O Ypacaraí, em período normal. Foto De Steve – CC BY-SA 3.0, wikimedia

Na área de influência do lago moram cerca de 600 mil pessoas, o que explica a poluição que ele sofre. Além disso, só na última temporada de verão, mais de 300 mil pessoas ficaram na "vila veranista" de San Bernardino, enquanto na outra margem do lago a cidade de Ypacaraí com sua praia recebeu 500 mil pessoas e outros 500 mil ficaram em Areguá.

Na música

Demetrio Ortiz, orgulho paraguaio.

O Lago de Ypacaraí foi culturalmente imortalizado na música "Recuerdos de Ypacaraí", Demetrio Ortiz e Zulema Mirkin, gravada pela primeira vez em 1952.

Ela se tornou popular na América Latina na voz dos Cuatro Hermanos Silva de Chile, nos anos 1950. Mas, depois desta gravação, houve outras dezenas, nas vozes de Los 3 Paraguayos, Verónica Condomí, Ramona Galarza, Julio Iglesias (que gravaou a música em francês, italiano, português e castelhano no início dos anos 1980).

E muitos mais, como o americano Neil Sedaka, os brasileiros Caetano Veloso, Ivete Sangalo e Michel Teló. E ainda outros, como Coti Sorokin e Jorge Drexler.

Vale ainda mencionar que Ray Polanco fez uma versão merengue em 1985, Eugenia León e Iraida Noriega cantaram em dueto em 2013 e o conjunto de habaneras Els Pescadors de l'Escala gravaou uma versão de "Recuerdos de Ypacaraí" em catalão.

Se um dia, por uma catástrofe da natureza, o Lago Ypacaraí desaparecer, por certo continuará registrado na cultura mundial, graças à música.

Recuerdos de Ypacaraí

Una noche tibia nos conocimos
Junto al lago azul de Ypacaraí
Tú cantabas triste por el camino
Viejas melodías en guaraní
Y con el embrujo de tus canciones
Iba renaciendo tu amor en mí
Y en la noche hermosa de plenilunio
De tu blanca mano sentí el calor
Que con sus caricias me dio el amor
¿Dónde estás ahora?, kuñataí
Que tu suave canto no llega a mí
¿Dónde estás ahora?
Mi ser te añora con frenesí
Todo te recuerda, mi dulce amor
Junto al lago azul de Ypacaraí
Todo te recuerda, mi amor te llama kuñataí

* kuñataí, em guarani, significa senhorita

História

Demetrio Ortiz conta que, em 1948, quando estava na Argentina, lembrou de um velho amor e, com o violão, deu notas ao que no futuro seria a música. Dois anos depois, ainda na Argentina, Zulema de Mirkin faria a letra.

A inspiração de Ortiz, conforme ele contou e é reafirmado por sua filha, veio de uma linda mulher que conheceu em San Bernardino, às margens do Lago Ypacaraí.

Caetano Veloso

Ouça "Recuerdos de Ypacaraí" numa gravação ao vivo de Caetano Veloso:

Fontes: ABC Color (matéria atual) e pesquisas

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.