Paraguai e Argentina também fazem Carnaval. No Paraguai, tem até sambódromo

Em Puerto Iguazú, a folia começa na sexta, 21, e segue até domingo, 23. Em Ciudad del Este, não há previsão. Mas Encarnación esbanja Carnaval.

Apoie! Siga-nos no Google News

Puerto Iguazú segue o calendário carnavalesco quase direitinho. Em três dias, sexta, sábado e domingo, a folia toma conta da avenida costanera, a partir das 20h. Este ano, o tema é "Cataratas Maravilha do Mundo", pra não esquecer do título do maior atrativo da fronteira.

Oito blocos vão desfilar, "com todo brilho e cores", segundo o diretor de Cultura do município, Jorge Flores.

Serão mais de mil pessoas na avenida, no total, já que há blocos com mais de 150 pessoas e outros menores.

Pro público participar, será preciso pagar ingresso: 100 pesos (mais ou menos R$ 7,00, pelo câmbio atual). Menores de 10 anos não pagam.

Carnaval de Puerto Iguazú, em 2019. Animação não falta.

O presidente do Instituto de Turismo de Puerto Iguazú, Leopoldo Lucas, convida a todos para "desfrutar conosco esta festa, em que os protagonistas são as famílias de Iguazú, que vêm trabalhando há meses para que o carnaval seja um atrativo turístico a mais para todos".

Em Encarnación

A montagem de fotos destaca o que é o Carnaval de Encarnación. Fotos De Leycarn – CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39287304

Ciudad del Este, aparentemente, só terá bailes de carnaval particulares. Não há nenhuma informação oficial sobre desfile, como houve em alguns anteriores. Os paraguaios que gostam de Carnaval vêm curtir em Foz do Iguaçu.

Ou em Encarnación, que faz fronteira com Posadas, na Argentina, e realiza "a maior festa de interesse público do Paraguai". Nada mal, hein?

Mas o calendário é diferente: os desfiles de blocos (ou corsos) ocorrem durante cinco noites de sábado. O penúltimo foi ontem, 15. E o último desfile será no sábado de Carnaval, dia 22.

Desde 2014, os desfiles acontecem no Centro Cívico Municipal, que nesta época do ano é conhecido como Sambódromo. O local tem capacidade para 12 mil pessoas. E quase sempre lota.

Os clubes participam com seus corsos para competir. Jurados elegem o melhor e também o mais bonito carro alegórico, rainha, embaixadora, musa, melhor banda de música e outras categorias mais.

Cada bloco, com 60 a 80 participantes e quatro carros alegóricos, tem uma hora para cruzar o sambódromo. Como se vê, há regras claras, como no Carnaval do Rio. Mas bem mais sossegado e menos ostentoso.

Veja mais uma montagem de fotos do Carnaval de Encarnación:

Foto De Leycarn – CC BY-SA 4.0, https://commons.wikimedia.org/w/index.php?curid=39287304
LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.