Entidades e autoridades lamentam assassinato de Marcelo Arruda

Prefeitura e Câmara de Foz do Iguaçu emitiram notas; executiva nacional do PT cobra providências; ex-presidente Lula também manifestou pesar.

Apoie! Siga-nos no Google News

Prefeitura e Câmara de Foz do Iguaçu emitiram notas; executiva nacional do PT cobra providências; ex-presidente Lula também manifestou.

O assassinato do guarda municipal Marcelo Arruda, ocorrido na madrugada deste domingo (10), gerou comoção em Foz do Iguaçu e repercussão no âmbito nacional. Conforme noticiado pelo H2FOZ, Arruda celebrava o aniversário de 50 anos com uma festa temática alusiva ao Partido dos Trabalhadores (PT) e ao ex-presidente Lula.

Leia também:
Polícia Civil investiga “real motivação” de assassinato de petista em Foz do Iguaçu
GAECO vai acompanhar investigações da morte de Marcelo Arruda em Foz

Em nota, a Prefeitura de Foz do Iguaçu “expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, na madrugada deste domingo”. A Câmara Municipal, por sua vez, “se solidariza com familiares e amigos enlutados e deseja força para enfrentarem esse momento de dor e tristeza”.

A executiva nacional do PT, legenda à qual Arruda era filiado, emitiu nota na qual cobra “medidas efetivas de prevenção e combate à violência política, e alertamos ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal para que coíbam firmemente toda e qualquer situação que alimente um clima de disputa violenta fora dos marcos da democracia e da civilidade”.

No Twitter, o ex-presidente Lula também manifestou solidariedade:

Imagem: Reprodução / Twitter

Rodrigo Pacheco, presidente do Senado Federal:

Imagem: Reprodução / Twitter

Em nota enviada à imprensa no final da tarde, Carlos Massa Ratinho Junior, governador do Paraná, disse que “lamenta profundamente o episódio que culminou com a morte do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, em Foz do Iguaçu”. Conforme o texto, Ratinho “determinou que todos os procedimentos de apuração dos fatos, já instalados pela Polícia Civil, tenham celeridade”. Também afirmou que “é preciso dar um basta na intolerância e na falta de respeito entre pessoas com opiniões divergentes”.

No início da noite, Jair Bolsonaro, presidente da República, emitiu posicionamento:

Imagem: Reprodução / Twitter

Já o arcebispo da Igreja Católica em Belo Horizonte (MG) e presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), dom Walmor Oliveira de Azevedo, afirmou que a “insanidade que transforma uma festa de aniversário, momento de alegria e fraternidade, em cenário de violência e morte não deve ser a referência para o exercício da cidadania no Brasil”. Para o presidente da CNBB, “todos precisam se unir em torno a um compromisso pela paz para que o país se torne mais justo, solidário e fraterno”.

Nas eleições de 2020, Arruda foi candidato a vice-prefeito na chapa petista que recebeu 2,2% dos votos válidos na Terra das Cataratas. O profissional atuava há 28 anos na Guarda Municipal. No Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi), exercia cargo de membro da diretoria. Deixa esposa e quatro filhos.

Leia, abaixo, a íntegra das notas emitidas por órgãos públicos e entidades:

Prefeitura Municipal de Foz do Iguaçu

A Prefeitura de Foz do Iguaçu expressa o mais profundo pesar pelo falecimento do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, de 50 anos, na madrugada deste domingo.

Marcelo era da primeira turma da Guarda Municipal e estava na corporação há 28 anos. Ele também era diretor da executiva do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi). O guarda municipal deixa esposa e quatro filhos.

“Agradecemos ao Marcelo Arruda por toda a sua dedicação e comprometimento com o Município, o qual nestes 28 anos de funcionalismo público defendeu bravamente, tanto atuando na segurança como na defesa dos servidores municipais”, expressou o prefeito Chico Brasileiro.

“Desejamos à família, aos amigos e colegas de Marcelo força neste momento de dor”, complementou o prefeito.

O velório do servidor será neste domingo no Ginásio Sebastião Flor.

Câmara Municipal de Foz do Iguaçu

A Câmara Municipal de Foz do Iguaçu lamenta profundamente o falecimento de Marcelo Arruda, ocorrido na madrugada deste domingo, 10 de julho, durante sua festa de aniversário de 50 anos.

Marcelo era servidor municipal da Guarda há 28 anos e era também membro da diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais – Sismufi. Ele deixa esposa e quatro filhos.

O Legislativo Iguaçuense se solidariza com familiares e amigos enlutados e deseja força para enfrentarem esse momento de dor e tristeza.

Partido dos Trabalhadores (PT)

Mais um querido companheiro se foi nessa madrugada, vítima da intolerância, do ódio e da violência política. Em plena celebração de seu aniversário, em que comemorava seus 50 anos com familiares, amigos e companheiros, em Foz do Iguaçu, PR, nosso Marcelo Arruda foi assassinado por um bolsonarista que, pouco antes, havia interrompido a festa e ameaçado de armas na mão a todos os presentes, familiares, amigos, companheiros ali reunidos, na sede da Associação Esportiva Saúde Física Itaipu.

Marcelo era guarda municipal e um grande militante do PT, tendo sido nosso candidato a vice-prefeito em Foz do Iguaçu nas eleições de 2020. As últimas imagens de sua vida, gravadas no momento em que cantavam o parabéns, registram sua alegria de viver, seu entusiasmo com a militância, seu compromisso de vida com o PT e o presidente Lula.

Antes de ser assassinado com três tiros pelo policial penal fascista que o abordou no estacionamento, Marcelo tentou ainda se defender com a arma funcional que tinha em seu carro e reagiu. O assassino de Marcelo também veio a falecer. Marcelo, no seu ato derradeiro e heróico, salvou inúmeras vidas, pois o fascista também ameaçava e poderia ter assassinado a todos na festa, inclusive a sua família.

Desde o começo do ano, quando lançou uma Campanha Nacional contra a Violência Política, o PT vem alertando a sociedade brasileira e as autoridades dos vários Poderes da República para a escalada de perseguição a parlamentares, filiados e filiadas, militantes de movimentos sociais e de outros partidos de esquerda e o crescimento da violência política no país.

Embalados por um discurso de ódio e perigosamente armados pela política oficial do atual Presidente da República, que estimula cotidianamente o enfrentamento, o conflito, o ataque a adversários, quaisquer pessoas ensandecidas por esse projeto de morte e destruição vêm se transformando em agressores ou assassinos.

Marcelo estava na flor da idade, tinha uma vida pela frente com sua família, esposa e quatro filhos, a quem prestamos nossa total solidariedade e apoio, e sonhava com um Brasil justo e democrático, fraterno e solidário, que queria construir com o povo brasileiro a partir da derrota do fascismo e da eleição de Lula Presidente.

Basta de violência! Basta de destruição! É tempo de reconstrução e transformação do Brasil e das relações entre brasileiros e brasileiras! Vamos chorar e enterrar mais um companheiro que tombou vítima da violência política, basta!

Cobramos das autoridades de segurança pública medidas efetivas de prevenção e combate à violência política, e alertamos ao Tribunal Superior Eleitoral e ao Supremo Tribunal Federal para que coíbam firmemente toda e qualquer situação que alimente um clima de disputa violenta fora dos marcos da democracia e da civilidade. Iniciativas nesse sentido foram devidamente apontadas pelo PT em várias oportunidades, junto ao Congresso Nacional, o Ministério Público e o Poder Judiciário.

Marcelo, não esqueceremos de você, em sua memória continuaremos na luta contra a violência, a injustiça e a intolerância. Presente, hoje e sempre!

Gleisi Hoffmann, Presidenta Nacional do PT
Abdael Ambruster, Coordenador Nacional do Setorial de Segurança Pública do PT

Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu (Sismufi)

A Diretoria do Sindicato dos Servidores Municipais de Foz do Iguaçu – SISMUFI, com imensa dor e profunda tristeza informa da morte de um dos seus mais combativos diretores, o Guarda Municipal MARCELO ARRUDA de 50 anos. Uma morte violenta, por disparo de arma de fogo, que por nada pode se justificar, tirou a vida do sindicalista, militante político, trabalhador e pai de família.

Baleado, ontem (09), Marcelo foi levado ao hospital, não resistiu aos ferimentos e veio a óbito na madrugada deste dia 10 de julho.

ARRUDA era um lutador incansável pelas causas dos servidores municipais, para ele não tinha tempo ruim, sempre disposto e aguerrido nas lutas pelos direitos dos trabalhadores. Fica uma lacuna de um grande homem na luta sindical.

Neste momento de imensa dor pela perda   irreparável, só Deus poderá confortar os corações dos familiares e amigos.

Na sequência informaremos velório e sepultamento.

Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu (CDHMP):

O Centro de Direitos Humanos e Memória Popular de Foz do Iguaçu, lamenta profundamente o falecimento do ativista social Marcelo Arruda.

Arruda foi assassinado a tiros, durante sua festa de aniversário de 50 anos e temática ao PT (Partido dos Trabalhadores) e ao ex-presidente Luiz Inácio da Silva.

A confraternização era realizada na Associação Recreativa Esportiva Segurança Física Itaipu (ARESFI), quando o assassino entrou armado, gritando “Bolsonaro” e ameaçando matar as pessoas presentes.

Esse crime, com forte conotação de intolerância política, revela que o “bolsonarismo” é latente e está espalhado por todo canto, revelando instintos primitivos. É a maneira como esse grupo pensa, como tratam as mulheres ou subalternos no elo mais fraco da cadeia, a falta de empatia total pelo outro.

O assassinato de Marcelo Arruda revela a face cruel desse setor da sociedade, formado e potencializado por um presidente da República que elogia a morte, desrespeita as instituições e o nosso sistema democrático.

O CDHMP coloca-se a disposição dos familiares de Marcelo Arruda e conclama as cidadãs e cidadãos iguaçuenses a repudiar esse crime que enluta famílias, deixando órfãos e viúvas.

Foz do Iguaçu, 10 de julho de 2022

Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Subseção Foz do Iguaçu

A Subseção de Foz do Iguaçu da Ordem dos Advogados do Brasil, entidade apartidária, vem a público, consternada, lamentar profundamente a irreparável perda de vida ocorrida na madrugada deste domingo, aparentemente em razão de divergências políticas, solidarizando-se com a família enlutada.

Também acompanhamos, com preocupação e atenção, a crescente conflagração política existente em nosso país, justamente em ano eleitoral para escolha dos mais altos cargos da República.

Nesse sentido estamos preparando, para atuação conjunta com as demais forças vivas da sociedade, de uma campanha pela Paz nas Eleições.

Defendemos que os candidatos façam uma campanha livre de notícias falsas e expedientes antidemocráticos, tudo para assegurar o direito ao exercício do voto consciente e a salvo de interferências ilegítimas.

10 de julho de 2022,
Ordem dos Advogados do Brasil, Subseção de Foz do Iguaçu.

Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR)

A Defensoria Pública do Estado do Paraná (DPE-PR) lamenta profundamente o assassinato do guarda municipal Marcelo Aloizio de Arruda, fato ocorrido em sua festa de aniversário em Foz do Iguaçu, neste fim de semana. Em contato com os familiares da vítima, a Defensora Pública-Geral em exercício prestou solidariedade e colocou a instituição à disposição.

A DPE-PR, cumprindo sua missão de defesa do regime democrático e promoção dos direitos humanos, alerta sobre a gravidade da violência política praticada, e a necessidade de garantir um clima pacífico durante as manifestações individuais ou coletivas. A proximidade das eleições nacionais reforça a necessidade de que todas as instituições mantenham-se vigilantes na defesa dos preceitos democráticos.

Entendemos que é essencial a discussão a respeito da tolerância política e da defesa incondicional da democracia brasileira, uma das missões constitucionais de nossa instituição.

Olenka Lins e Silva
Defensora Pública-Geral em exercício

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.