Ex-prefeito Dobrandino da Silva recebe cidadania honorária da Câmara

Iniciativa da homenagem é de Valdir de Souza “Maninho”, assinada pelos demais vereadores.

Apoie! Siga-nos no Google News

Iniciativa da homenagem é de Valdir de Souza “Maninho”, assinada pelos demais vereadores.

VÍDEO: O que sabemos sobre nós mesmos? Assista à nova história da série Vidas do Iguaçu.

A Câmara Municipal entrega o título de Cidadão Honorário a Dobrandino da Silva, ex-prefeito de Foz do Iguaçu, em sessão solene nesta quinta-feira, 14. A chancela oficial foi proposta pelo vereador Valdir de Souza “Maninho” (PSC) e endossada por todos os demais edis, aprovada por unanimidade, no final do ano passado.

LEIA TAMBÉM: Câmara aprova título de Cidadão Honorário ao ex-prefeito Dobrandino da Silva

A homenagem, diz a justificativa, ocorre pelo “histórico de vida pública, no qual se inclui a condição de primeiro prefeito de Foz do Iguaçu, eleito democraticamente pelo voto direto dos munícipes locais”. Os vereadores consideram o ex-prefeito um dos políticos mais importantes da história da cidade.

A trajetória política de Dobrandino da Silva começou nos anos 1970, no então Movimento Democrático Brasileiro (MDB), juntamente com o irmão, Altair Ferraz da Silva, o “Zizo”. Foi vereador, prefeito por duas vezes e elegeu-se para três mandatos de deputado estadual – chegando a ser o líder do partido na Assembleia Legislativa do Estado do Paraná (ALEP).

É comum a associação dos mandatos do ex-prefeito a pautas ligadas aos setores populares. Regularização de áreas, construção de moradias, obras, equipamentos públicos e vias de ligação aos bairros, além de transporte coletivo, estão entre as realizações apontadas por quem aprova a trajetória do antigo líder do emedebê na cidade.

Já os críticos o identificam como expoente do populismo que tendia para o que era denunciado e combatido como “coronelismo”. Uma das das conquistas da máquina política e eleitoral da família Silva foi a eleição de Sâmis, filho de Dobrandino, ao cargo de prefeito em 2000. Ele não conseguiu a reeleição.

Estabelece a legislação que o título de Cidadão Honorário pode ser entregue a pessoas “com reputação ilibada e conduta pessoal e profissional irrepreensíveis que tenham prestado relevantes serviços à cidade”. Quem atuou “nos variados campos do conhecimento humano” e venha a merecê-lo como motivo de honra para a população também pode ser designado para a honraria.

Mandatos eletivos do ex-prefeito Dobrandino da Silva (*)

  • 1982: eleito um dos vereadores mais votados de Foz do Iguaçu, ainda no regime militar;
  • 1985: eleito prefeito com 19 mil dos 46 mil votos depositados nas urnas;
  • 1990: eleito deputado estadual com mais de 25 mil votos;
  • 1992: eleito prefeito com 42.584, o dobro da primeira eleição no cargo;
  • 2002: eleito deputado estadual como o mais votado entre os 20 parlamentares do PMDB; foi reeleito para o cargo.

*Da assessoria da Câmara de Vereadores de Foz do Iguaçu

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.