Em visita à usina de Itaipu, Pepe Mujica defende a integração

Em Foz do Iguaçu para participar de um evento, ex-presidente do Uruguai foi recebido pelo diretor-geral brasileiro, Enio Verri.

Apoie! Siga-nos no Google News

Convidado ilustre da Jornada Latino-Americana e Caribenha de Integração dos Povos, celebrada quinta (22) e sexta-feira (23) em Foz do Iguaçu, o ex-presidente do Uruguai José Pepe Mujica aproveitou a passagem pela cidade para fazer uma visita à usina de Itaipu.

Leia também:
Jornada de Integração tem transmissão ao vivo na internet – saiba mais

Mujica foi recebido pelo diretor-geral brasileiro da binacional, Enio Verri, no Edifício de Produção, localizado sobre o leito do Rio Paraná, no ponto que originalmente demarcava a fronteira entre Brasil e Paraguai antes da construção da usina.

Enio Verri, diretor-geral brasileiro, recebeu o visitante uruguaio. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Enio Verri, diretor-geral brasileiro, recebeu o visitante uruguaio. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Na avaliação do ex-presidente, a integração latino-americana é um grande desafio que necessita ter a participação popular para ser efetivada.

“Enquanto o povo não entender que a integração defende os interesses do próprio povo, ela não nunca será plena”, afirmou Mujica, considerando a denominação América Latina como equivocada. “É um nome de fora, que não integra os negros que foram trazidos da África ou os indígenas originais de nossa região.”

Acompanhado pela comitiva, Mujica conheceu as instalações internas da hidrelétrica. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional
Acompanhado pela comitiva, Mujica conheceu as instalações internas da hidrelétrica. Foto: Sara Cheida/Itaipu Binacional

Para Enio Verri, a visita de Mujica à usina foi simbólica. “Ele é um homem que dedicou sua vida na luta pela democracia e pela integração da América Latina, sempre defendendo que os países do continente possam liderar um processo de desenvolvimento, com distribuição de renda, com justiça social e ter uma inserção internacional muito melhor”, mencionou.

À noite, Mujica participou do ato de encerramento da jornada, que teve também a presença da vice-presidente da Colômbia, Francia Márquez, primeira mulher negra a ocupar o segundo posto mais importante do Poder Executivo em seu país.

LEIA TAMBÉM

Comentários estão fechados.