H2FOZ

Reportagem Especial

Dados da aviação

Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025

Esta é a primeira vez, desde a pandemia, que o aeroporto ultrapassa a marca de um milhão de passageiros nos seis primeiros meses do ano.

3 min de leitura
Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025
O terminal de Foz do Iguaçu registrou, no primeiro semestre deste ano, um aumento de 11,2% no movimento de passageiros em comparação ao mesmo período de 2024. Foto: Motiva/Divulgação

O Aeroporto Internacional de Foz do Iguaçu registrou 1.066.581 embarques e desembarques no primeiro semestre de 2025. Os dados — extraídos do Relatório de Demanda e Oferta da Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC) — mostram um aumento de 11,2% em relação aos obtidos no mesmo período do ano passado. O levantamento leva em consideração apenas o campo “passageiros pagos”.

Leia também:
Aeroporto de Foz do Iguaçu é o mais “eficiente” do Brasil

Ao todo, o terminal realizou 526.746 embarques e 539.835 desembarques. Esta é a primeira vez, desde a pandemia, que o aeroporto ultrapassa a marca de um milhão de passageiros nos seis primeiros meses do ano. O fluxo de quase 165 mil pessoas em junho alavancou esses números, configurando o maior da série histórica disponibilizada pela ANAC — que contabiliza dados desde 2000.

Somente em junho, o terminal registrou um incremento de 17,6% em comparação com 2024. Anteriormente, o recorde era de 2018, quando pouco mais de 150 mil embarques e desembarques ocorreram naquele mês. Além disso, maio também apresentou números positivos, com aumento de 13,1% se comparado com o mesmo mês do ano passado.

Números abaixo do pré-pandemia

Contudo, os impactos da pandemia de covid-19 ainda afetam a série histórica: em 2021, o aeroporto atingiu seu ponto mais baixo, com apenas 334 mil passageiros no primeiro semestre — queda de 43% em relação ao primeiro semestre do ano anterior, que já havia sofrido retração de 47%.

O total de passageiros neste ano ainda permanece um pouco abaixo dos níveis pré-pandemia: no primeiro semestre de 2019, o aeroporto recebeu 1.108.256 viajantes. Entretanto, maio e junho registraram crescimentos expressivos — respectivamente 14,4% e 13,1% frente a 2019.

Dessa forma, caso o terminal mantenha o ritmo de crescimento, há chances reais de superar, ainda em 2025, a marca histórica de 2,3 milhões de passageiros, registrada em 2019.

Rotas

No primeiro semestre de 2025, o terminal de Foz do Iguaçu operou dez rotas regulares. Mais de 70% dos viajantes se concentraram nas viagens de ida e volta para São Paulo e Rio de Janeiro. Destaca-se o movimento no Aeroporto de Guarulhos, por onde passaram 424 mil passageiros nesse período. Na sequência aparecem Rio de Janeiro e São Paulo (Congonhas). Apenas uma rota internacional esteve disponível nos primeiros seis meses de 2025: Santiago, no Chile, atendida pela companhia JetSmart.

Publicidade

Confira a lista completa:

Por fim, para este segundo semestre, Foz do Iguaçu contará com mais dois voos diretos, anunciados recentemente pela companhia aérea Latam. A partir de outubro, entrará em operação a rota Foz do Iguaçu–Brasília. Por fim, em novembro, será inaugurado o voo direto entre Foz do Iguaçu e Fortaleza.

Newsletter

Cadastre-se na nossa newsletter e fique por dentro do que realmente importa.


    Você lê o H2 diariamente?
    Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

    [render_sidebar id="sidebar-1"]

    Vacy Álvaro

    Vacy Alvaro é jornalista e coordenador do núcleo de Jornalismo de Dados/Infográficos do H2FOZ.

    2 comentários em “Com recorde em junho, Aeroporto de Foz do Iguaçu bate um milhão de passageiros em 2025”

    1. Lucas Almeida

      Sim. Descem em foz e vem para o Paraguay!!!!! Kkkkkkkkkk

    2. Eduardo

      Parabenz pro nosso aeropuerto de Foz do Iguaçú …
      Viva o aeroporto de Foz do iguaçú

    Os comentários estão encerrado.