
A Vela, startup brasileira de bicicletas elétricas, lançou um novo modelo de bike que tem conexão à internet e vem com um aplicativo que oferece vários serviços. O objetivo é potencializar seu uso como meio de transporte.
Batizado de Vela 2, todo o funcionamento desse modelo é via bluetooth, desde ligar e desligar, passando pela seleção de níveis de potência do motor, acelerômetro para ajuste fino e automático do auxílio do motor, acionamento automático dos faróis, trava remota e alarme. Segundo o fabricante, "isso eliminou botões da bike e reduziu em mais de 50% o volume de fios".
O app conta com mapa de calor, "que entende o comportamento do usuário, coleta dados e, a partir disso, abre-se uma série de possibilidades", informa a startup. O aplicativo consegue mostrar em quais ruas há mais buracos e má pavimentação, por meio da trepidação.
Se o ciclista está em uma aceleração elétrica baixa, na subida, pela inclinação da bike, ela acelera a tração do motor de forma automática. Esse controle também é feito na descida, refreando quando for o caso. O aplicativo ainda pode enviar notificação caso a bike estacionada caia.
"Além disso, o aplicativo também informa nível da bateria com precisão de porcentagem; nível de potência; velocidade em km/h; localização GPS e quilômetros rodados. Por meio do app, o proprietário também pode transferir o acesso da bike para outro usuário", informa a Vela.
A Vela 2 tem freio regenerativo, o que viabiliza até 15% a mais de autonomia, pois as freadas ajudam a carregar a bateria. Os dois paralamas são alongados para proteger o calçado durante chuvas, e há mudflaps para descer calçadas sem bater os paralamas.
O lançamento da Vela 2 conta com a parceria de três ONGs que ajudam o meio ambiente e incentivam a utilização de bicicletas. Assim, a cada três bikes vendidas do novo modelo, a empresa doará uma bicicleta de madeira, que é produzida pela ONG Raízes do Fazer. Elas serão distribuídas pela Bike Anjo, rede de ciclistas que promove, mobiliza e ajuda pessoas a usarem esse veículo nas cidades.
Além disso, para compensar a matéria-prima utilizada na produção das bikes elétricas, a empresa vai plantar árvores em parceria com a Copaíba, que atua no reflorestamento da Mata Atlântica. Serão três árvores plantadas a cada duas unidades da Vela 2 vendidas.
Para detalhes de como comprar, acessar o site: www.velabikes.com.br/vela.
(Com informações da EDB Comunicação)
Comentários estão fechados.