
Os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), divulgados pelo Ministério da Educação e Cultura no início deste mês mostram que o Colégio Alfa Foz teve um desempenho muito acima das médias brasileira e estadual. Entre as escolas públicas e privadas de Foz do Iguaçu, o Alfa obteve o primeiro lugar no ENEM com média de 65,3.
Para a diretora Tati Baddini (foto) os resultados atestam a qualidade do sistema educacional que vem sendo desenvolvido há 20 anos na cidade. A preocupação com a formação dos alunos tem levado a escola a estimular o raciocínio e aplicar o conhecimento daquilo que aprenderam em sala de aula. Na última década os simulados realizados na escola têm um conteúdo semelhante ao das provas do exame. Isso nos dá segurança a incentivarmos os estudantes a participar do ENEM, completa Tati.
A diretora aponta que o preparo para o vestibular não se limita apenas aos livros, macetes e provas; hoje a base é um processo continuado, ou seja, o tempo da decoreba é coisa do passado. Essa postura está sendo cobrada, não apenas na seleção das universidades, mas na própria vida profissional. Segundo ela, o foco está em capacitar o jovem a compreender o que está estudando, pois as avaliações estão cada vez interpretativas e isso exige uma visão de mundo mais ampla.
Para Tati, o índice é resultado do trabalho em equipe. Desde a educação infantil, os alunos são estimulados a desenvolver habilidades e competências como a interpretação de texto e a leitura de diversas linguagens, salienta. A diretora acrescenta que o Alfa quer despertar a vontade de buscar conhecimento, que não seria passado, mas construído. Assim os alunos terão melhor inserção na sociedade e no mercado de trabalho, com pensamento crítico.
O ENEM
É uma avaliação criada pelo Ministério da Educação, por meio do Instituto Nacional de Pesquisas Educacionais (Inep) em 1998. É uma prova aplicada anualmente com o objetivo de avaliar os alunos e a qualidade do ensino médio no País. A prova é constituída por 63 questões objetivas de múltipla escolha e uma proposta de redação. O resultado do Enem, ou seja, a nota que cada candidato alcançou ajuda na bolsa do Prouni. A prova é aplicada não só para os alunos que estão cursando o ensino médio, mas também para todos aqueles que já concluíram essa fase. O Enem também serve para o Ministério da Educação avaliar os desempenhos dos alunos de escolas públicas e privadas de todo País e na orientação das políticas educacionais para o Brasil.
(Pauta Comunicação)
Comentários estão fechados.