
O Fusca será a atração, neste sábado, 6, de um encontro no estacionamento da Academia Fit Foz. O evento é uma forma de homenagear o carro popular mais antigo da indústria automobilística mundial. A promoção pretende reunir 120 inscritos do Brasil, Paraguai e Argentina e mobilizar mais de três mil espectadores.
O Fusca será a atração, neste sábado, 6, de um encontro em Foz do Iguaçu. O evento, organizado como hobbie por um policial federal, é uma forma de homenagear o carro popular mais antigo da indústria automobilística mundial.
A promoção pretende reunir 120 inscritos do Brasil, Paraguai e Argentina e mobilizar mais de três mil espectadores. A segunda edição do Encontro de Fuscas está programada para o sábado, no estacionamento da Academia Fit Foz. O acesso do público ao local será gratuito, já os participantes precisam doar meio quilo de leite em pó. O alimento será doado ao Centro de Nutrição.
De acordo com o policial federal Yversen Yel Rezzi Feu, o encontro foi organizado para preservar a história do modelo e criar novas amizades entre os aficionados. O Fusca desperta paixão entre pessoas de todas as idades e de diferentes classes sociais. Então eu pensei, porquê não juntar todos num evento?.
O modelo, lançado por Adolph Hitler em 1939, teve a produção mundial suspensa no ano passado no México. É o carro mais democrático que existe, praticamente todos podem ter um, analisa.
O primeiro encontro, realizado no final do ano passado, reuniu 110 Fuscas e veículos derivados – que usam motor e tecnologia Volkswagen Sedan. Esse ano, até o meio dia de hoje (segunda, 1º de novembro), 84 proprietários já haviam preenchido a ficha de inscrição.
O modelo mais antigo, inscrito para o segundo encontro, é um fabricado em 1951. Yversen contou que é apaixonado pelo veículo e possui uma coleção com seis unidades. Tenho um de cada década, o mais velho de 1953 e o mais novo de 1997, último ano de fabricação no Brasil, explicou.
Em relação ao comércio do veículo, o policial federal informa que é preciso ter plena consciência do que se pretende vender ou comprar. Não vendo, só compro. O Fusca é muito valorizado na Europa, Japão e nos Estados Unidos, concluiu.
Mas o encontro não será dedicado apenas aos Fuscas, o evento terá ainda uma série de atrações paralelas para o público. Segundo Yversen serão abertas duas salas com DVD – para exibição de filmes relativos ao veículo, o mais famoso Herbie, se meu Fusca falasse –, além de apresentações de quatro bandas de rock.
Fusca completou 65 anos em 2004
O Fusca, carro mais popular do mundo, completou em 2004, 65 anos de fabricação. O modelo foi concebido pelo ditador nazista Adolph Hitler 1934. O projeto foi então repassado ao professor e engenheiro Ferdinand Porshe, que concluiu o desenho em 1937.
No mesmo ano começou a construção da primeira série, com 500 unidades, que ficou concluída no final de 1939. A montagem do veículo no Brasil, segundo historiadores, teve início em 1953, num armazém alugado no Ipiranga, bairro de São Paulo. Em 1954 a indústria automobilística brasileira era responsável pela confecção de 54% das peças do veículo.
Um dos grandes títulos dado ao Fusca aconteceu em 1990, quando o veículo foi considerado o Carro do Século.
SERVIÇO
O II Encontro de Fuscas
Sábado, 6 de novembro no estacionamento da Fit Foz na Avenida República Argentina, 3034 (Jardim Panorama).
Entrada franca
Mais informações nos telefones (45) 9975-1962 – 523-7234 ou pelo e-mail feu@fnn.net
(Agência Front)
Comentários estão fechados.