
A Varig vai deixar de voar para a Cidade do México (México), Paris (França) e Madri (Espanha) nos próximos dois meses. Segundo informou a Gol Linhas Aéreas Inteligentes, controladora da Varig, com a reestruturação da malha internacional, a companhia pretende se “adequar às condições de mercado” e ampliar a presença nas linhas domésticas e para a América do Sul.
A rota para Cidade do México vai ser suspensa no dia 11 de maio e a de Madri, no dia 12. A partir de 9 de junho serão encerradas as operações em Paris. Na América do Sul, a Varig mantém os vôos diários para Bogotá, Buenos Aires, Caracas e Santiago.
Em comunicado, a controladora da Varig reclamou dos custos operacionais no mercado internacional “altamente competitivo” e informou que, com as mudanças na malha aérea, pretende “concentrar esforços em segmentos onde possui vantagens competitivas”.
A alta dos preços do barril de petróleo, que na última quarta-feira ultrapassou os US$ 112 durante a sessão em Nova York, foi um dos motivos apontados para a suspensão dos trajetos na Europa. Atualmente, cerca de 40% do custo operacional é o combustível, informou a Gol, que comprou a Varig em março do ano passado.
“O custo com combustível tem sido impactado pelos preços da WTI e do Golfo do México, que aumentaram em média 68% e 61%, respectivamente, comparando o primeiro trimestre de 2008 com o primeiro trimestre de 2007.”
Segundo a empresa, a decisão de suspender os vôos foi tomada após a análise de “fatores externos e atributos competitivos do serviço oferecido pela Varig que estão afetando negativamente a consolidação da empresa nos mercados em questão”.
Os clientes que já compraram passagens para os destinos suspensos –com viagens de ida ou volta agendadas a partir das datas divulgadas– devem entrar em contato com a empresa para reacomodação. Segundo informou a Gol, informações estarão disponíveis no site da Varig e pelo telefone 0800-7287787.
A empresa informou que o atendimento ocorrerá 24 horas por dia, durante os sete dias da semana. Os passageiros que preferirem reembolso poderão solicitá-lo nas agências de viagem ou diretamente com a Varig, no caso de clientes que compraram bilhetes na empresa, pelo e-mail reembolso.central@varig.com. (Folha Online)
Comentários estão fechados.