Gestor dos atrativos do Complexo Turístico Itaipu, em Foz do Iguaçu, o Itaipu Parquetec (nova identidade do Parque Tecnológico Itaipu) está celebrando o Dia Mundial do Turismo (27 de setembro) com uma palestra em um dos maiores eventos do setor no Brasil.
Leia também:
Marco das Três Fronteiras comemora o Dia Mundial do Turismo
Nesta sexta-feira (27), a convite da Embratur, o diretor de Turismo do Itaipu Parquetec, Yuri Benites, vai falar sobre inovação em um painel especial na ABAV Expo, que, neste ano, acontece em Brasília, de 26 e 28 de setembro.
Benites dividirá o espaço com painelistas do Turistech Hub, da Universidade Federal Fluminense (UFF) e da própria Embratur, no painel “Ecossistemas de Inovação e Turismo”. O foco é a união entre inovação, tecnologia e viagens.
A data também marca o primeiro aniversário da Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec, que trabalha na estruturação da área, no estabelecimento de parcerias e na captação de ações e projetos que possam gerar impacto significativo na economia local.
“Este primeiro ano da nossa diretoria foi marcado por avanços significativos, desde o fortalecimento do nosso complexo turístico até a criação de novos projetos e desenvolvimento científico e tecnológico, mostrando como podemos integrar a academia, o setor público e o setor privado para alavancar a economia e gerar impacto positivo para as comunidades locais”, afirma o diretor, citado pela assessoria.
Um dos destaques é o Conecta IGU, programa de inovação desenvolvido em parceria com a Embratur, para acelerar startups que produzem soluções para desafios como melhorias na emissão de vistos e medição de fluxo de visitantes.
A criação da Diretoria de Turismo também ampliou o leque de atuação do Itaipu Parquetec para a região de influência da usina, em parceria com entidades como a Adetur Cataratas e Caminhos e o Conselho de Desenvolvimento dos Municípios Lindeiros.
Outra prioridade é o desenvolvimento do turismo náutico nas águas do lago de Itaipu, com a criação de um fórum permanente para debater sobre o tema.
Além disso, a Diretoria de Turismo coordenou e apoiou mais de 40 eventos, nos mais diversos segmentos, como turismo religioso, cultural, científico e de negócios, que, juntos, somaram público de mais de cem mil pessoas.
Mercado Barrageiro
O Itaipu Parquetec é o responsável pela gestão do Mercado Público de Foz do Iguaçu, renomeado Mercado Barrageiro, que está em fase de montagem das lojas pelos permissionários, para abertura ainda em 2024.
A entidade fará, também, um edital para selecionar artistas locais que apresentarão seus trabalhos no mercado pelos próximos três anos, impulsionando a programação cultural e auxiliando a consolidar o público do espaço.
Próximas ações
Entre as próximas ações que serão desenvolvidas pela Diretoria de Turismo do Itaipu Parquetec, a de maior projeção é o Observatório Nacional de Turismo, em parceria com o Ministério do Turismo.
O Observatório proporcionará análises detalhadas sobre tendências de mercado, perfil de turistas e impactos socioeconômicos, auxiliando na tomada de decisões e consolidando Foz do Iguaçu como um centro de estudos do setor no país.
(Com informações do Itaipu Parquetec)