Mais uma vez, Paraguai precisa de água de Itaipu para escoar safra

A exemplo do ano passado, as barcaças carregadas vão esperar pela "janela de navegação" para ultrapassar eclusa de Yacyretá. Foto: Ag. IP

Um acordo entre o Brasil e o Paraguai vai permitir a exportação de 200 mil toneladas de grãos.

Uma dúzia de comboios de barcaças está à espera para atravessar a eclusa da usina binacinal de Yacyretá, para ter acesso aos portos da Argentina e Uruguai por hidrovia.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

O Rio Paraná continua muito baixo e a solução encontrada é que Itaipu libere mais água turbinada, em março, com aumento da produção. Mas, para isso, será preciso primeiro aumentar o nível do reservatório até a cota 218 metros.

A informação foi prestada pelo Ministério de Relações Exteriores do Paraguai, segundo a Agência IP.

O que foi acertado entre os dois países é que o reservatório de Itaipu vai recuperar seu nível, em fevereiro, para que entre 6 e 12 de março a usina possa gerar mais. O aumento do nível do Rio Paraná abaixo da usina, além da água turbinada, deverá ter a contribuição de chuvas a montante do reservatório (acima).

As 200 mil toneladas de grãos que estão à espera de uma “janela de navegação” para seguir rumo ao mercado internacional correspondem à primeira safra de 2022.

De acordo com o Ministério de Relações Exteriores, a intenção é que, entre 10 e 11 de março, o Rio Paraná esteja com uma altura de 0,90 metro no hidrômetro de Ituzaingó, na Argentina, a 20 km da usina de Yacyretá. Com isso, as embarcações poderão atravessar de forma segura os pontos críticos identificados no Rio Paraná.

Foi com medidas semelhantes, no ano passado, que 954.160 toneladas de produtos de exportação e importação do Paraguai puderam atravessar a eclusa de Yacyretá, rumo ao mercado interno e externo.

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.