Depois da chuvarada, veja como fica o tempo no fim de semana

Sexta-feira vai continuar assim. Amanhã, tempo nublado. Foto: CDB

Alerta laranja do Inmet passa para amarelo: “perigo potencial”.

A quinta-feira, 10, fechou com um total de 49 milímetros de precipitações, em Foz do Iguaçu. A maior – e melhor – chuva desde janeiro.

WHATSAPP – Assine a nossa linha de transmissão.

TELEGRAM – Entre em nosso grupo.

Estava prevista por todos os serviços meteorológicos, com direito até a “alerta laranja” (perigo) do Inmet, que anunciou tempestades da madrugada até a manhã desta sexta, 11.

O alerta do Inmet mudou para amarelo (“perigo potencial”) e vigora até 21h desta sexta-feira, 11. Depois desta sexta chuvosa, vem um final de semana também de “muitas nuvens com pancadas de chuva isoladas”, tanto no sábado como no domingo, de acordo com o Inmet.

Mas as chuvas já não seguem até segunda-feira, como estava na previsão de ontem. Terminam no domingo.

E as temperaturas não vão baixar como o esperado (26 graus sábado e domingo). Agora, máximas devem ficar em 30° no sábado e 32° no domingo.

O Simepar também mudou sua previsão, que era de chuva até domingo, com queda nas temperaturas. No sábado, o tempo ficará nublado, sem chuva. As máximas anteriores, de 26° no sábado e 28° no domingo, foram alteradas para 29° e 30°, respectivamente.

O Climatempo mantém a previsão de “chuva a qualquer hora” até domingo. E sustenta que temperaturas ficam em 28° no sábado e 29° no domingo, como estava em seu prognóstico divulgado ontem.

Na contramão de Simepar e Inmet, o Sistema Faep mantéma previsão de máxima de 23° no sábado e diminui para apenas 21° no domingo (antes, seria 23°).

O Sistema Faep indicava chuva contínua até domingo. Agora, registra uma pausa no sábado, como o Simepar: “tempo nublado”.

Resumo da história: queda na temperatura será menor que esperada inicialmente pelos serviços, à exceção do Sistema Faep. E sábado pode ser fechado, mas não chuvoso, conforme Inmet e Simepar.

ALERTA AMARELO

No mapa do Inmet, extensão da área que pode ter temporais diminuiu.

Pelo alerta amarelo do Inmet, há possibilidade de chuva moderada (entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia), ventos intensos (40-60 km/h) e queda de granizo. É baixo o risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de galhos de árvores e alagamentos.

O alerta está em vigor desde as 11h e termina às 21h desta sexta-feira.

A área atingida também diminuiu para Oeste, Sudoeste e Centro-Sul e partes de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul.

Uma imagem que vinha se tornando cada vez mais rara em Foz: asfalto molhado e céu carregado.
Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Claudio Dalla Benetta - H2FOZ

Cláudio Dalla Benetta é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.