Vacina contra covid-19 começa a ser aplicada nesta quarta em Foz do Iguaçu

Imunização começará no Hospital Municipal Padre Germano Lauck - Foto: Marcos Labanca/Arquivo

Enfermeira do Hospital Municipal que atua na linha de frente no combate à doença será a primeira pessoa vacinada no município.

A prefeitura divulgou que a vacinação contra a covid-19 em Foz do Iguaçu começará nesta quarta-feira, 20, às 7h30, no Hospital Municipal Padre Germano Lauck. A expectativa é que a cidade receba, ainda hoje, 3.193 doses da CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan, dentro do programa nacional de imunização.

Essas primeiras doses serão para profissionais da saúde que atendem pacientes infectados pelo novo coronavírus nos hospitais Municipal e Costa Cavalcanti. Também deverão ser imunizados idosos que residem em instituições de longa permanência e pessoas com deficiência institucionalizada, maiores de 18 anos.

Uma enfermeira do Hospital Municipal deverá abrir o processo de vacinação, sendo a primeira pessoa a ser imunizada contra a covid-19 em Foz do Iguaçu. Ela atua na linha de frente no combate à pandemia na unidade pública de saúde.

De acordo com a Agência Municipal de Notícias (AMN), as vacinas serão levadas ainda nesta terça-feira à Vigilância Sanitária do município. Lá, permanecerão “armazenadas em temperatura entre 2°C a 8°C por pelo menos duas horas após o transporte”.

As vacinas são trazidas em caminhão de Cascavel (PR), pela equipe da 9ª Regional da Saúde de Foz do Iguaçu. As doses foram encaminhadas pela Secretaria de Estado da Saúde, em esquema de distribuição que envolveu aeronaves e veículos para o imunizante chegar às regionais de saúde de todo o estado.

Vacinação em quase todos os estados

Conforme o Ministério da Saúde, vacinação com as doses de CoronaVac já começou em quase todo o país. O medicamento é destinado aos grupos prioritários nesta chamada fase 1: trabalhadores de saúde, pessoas institucionalizadas (que residem em asilos pessoas com deficiência) e população indígena aldeada.

No Paraná, a enfermeira Lucimar Josiane de Oliveira, de 44 anos, foi a primeira vacinada, já na noite de segunda-feira, 18. A profissional recebeu a imunização junto com outros sete colegas, que desde o início da pandemia atuam na linha de frente no Complexo Hospitalar do Trabalhador.

Carreata em Foz pede vacina para todos

Foz do Iguaçu integrará a carreata nacional para reivindicar do poder público a aplicação da vacina contra a covid-19 gratuita e para toda a população. A mobilização será no próximo dia 31 de janeiro, um domingo, aberta à participação de todos os interessados.

A atividade terá início às 9h, no portão de entrada da Itaipu Binacional, na Avenida Tancredo Neves. Com o pedido de imunização universal contra o novo coronavírus, a atividade defende a valorização do Sistema Único de Saúde (SUS).

A carreata por vacinação para todos é organizada por sindicatos, organizações sociais e partidos políticos do chamado campo popular. A mobilização, nas principais cidades brasileiras, quer que os governos de todos os níveis assegurem a oferta da vacina imediatamente.

(Com informações da Agência Municipal de Notícias e Agência Brasil)

Gostou do texto? Contribua para ampliar o jornalismo em Foz do Iguaçu. ASSINE JÁ

Já escutou o último episódio do GUARÊ, o podcast do H2FOZ? OUÇA AGORA

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

Paulo Bogler - H2FOZ tem 1352 posts e contando. Ver todos os posts de Paulo Bogler - H2FOZ

error: O conteúdo protegido !!! Este conteúdo e de exclusividade do H2FOZ.