Colação de grau: Unioeste forma 1ª médica do Brasil com tetraparesia

A acadêmica fez o juramento na reitoria da universidade - Foto: Divulgação

No terceiro ano do curso, Elaine Luzia dos Santos sofreu um AVC, perdendo movimentos e fala.

Depois de enfrentar as sequelas de um acidente vascular cerebral (AVC), a acadêmica Elaine Luzia dos Santos recebeu o grau de médica da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste), em Cascavel, na sexta-feira, 10. Ela é a primeira médica com tetraparesia a se formar no Brasil.

A acadêmica iniciou o curso em 2012, após graduar-se em Farmácia. No terceiro ano de Medicina, em novembro de 2014, sofreu um AVC que provocou a perda dos movimentos e da fala, mas não a capacidade intelectual.

Em 2015, Elaine retornou às atividades acadêmicas de forma gradual com apoio do Programa de Educação Especial (PEE) da Unioeste, informa a instituição. O fim desse ciclo ocorreu com a formatura, repleta de muita emoção.

O juramento da médica foi interpretado pelo irmão, Márcio, e o discurso foi lido pela irmã, Elionésia. “Sou muito feliz por poder compartilhar esse momento com vocês, não consigo mensurar a gratidão que estou sentindo por cada um e como sou privilegiada por estar concluindo o curso de Medicina na Unioeste.”

Na solenidade, familiares reportaram o orgulho de mais essa conquista. A nova médica, disse a irmã, é a “número 1 em nos dar orgulho, admiração e ser exemplo de vitórias”, afirmou. “Mesmo antes do seu acidente, você nos mostrou muita perseverança”, completou.

Na reitoria, a solenidade também contou com a presença de dirigentes da Unioeste, coordenadores de cursos e de programas, além de integrantes da família e amigos de Elaine. O juramento ainda foi prestigiado por representante do Conselho Regional de Medicina.

Clique para conhecer a história de Elaine.

(Com informações da Unioeste)

É proibida a reprodução total ou parcial deste conteúdo sem prévia autorização do H2FOZ.

Paulo Bogler - H2FOZ

Paulo Bogler é jornalista e repórter do H2FOZ. e-mail: [email protected] Veja mais mais conteúdo do autor.

-->