Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Obras da Ponte da Bioceânica avançam na fronteira com o Paraguai

Fronteira

Obras da Ponte da Bioceânica avançam na fronteira com o Paraguai

De acordo com o Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai, cronograma já está em 55% de execução.

2 min de leitura
Obras da Ponte da Bioceânica avançam na fronteira com o Paraguai
Vista geral da obra, com a cabeceira paraguaia em primeiro plano. Foto: Gentileza/MOPC
Publicidade

Projetada para ligar as cidades de Carmelo Peralta (Paraguai) e Porto Murtinho (MS), a Ponte da Bioceânica, sobre o Rio Paraguai, está com 55% de seu cronograma executado, conforme balanço do Ministério de Obras Públicas e Comunicações (MOPC) do Paraguai.

Leia também:
Paraguai anuncia criação de novo corredor de acesso à fronteira

Publicidade

Financiada pela diretoria paraguaia de Itaipu, a ponte integra o Corredor Viário Bioceânico do Eixo de Capricórnio, criado para conectar os oceanos Atlântico e Pacífico, passando por cidades do Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.

Obra mobiliza grande quantidade de trabalhadores. Foto: Gentileza/MOPC
Obra mobiliza grande quantidade de trabalhadores. Foto: Gentileza/MOPC

As obras da Ponte da Bioceânica começaram pela cabeceira paraguaia em janeiro de 2022. No lado brasileiro, os trabalhos iniciaram um pouco mais tarde. A previsão de entrega da estrutura é para o segundo semestre de 2025.

Até o mês de maio, o MOPC já tinha autorizado o pagamento de G$ 390,6 bilhões (R$ 269,1 milhões), correspondente a 60,8% dos desembolsos previstos.

Publicidade

Em paralelo, segue em marcha a construção de dois dos três lotes de rodovias no Chaco paraguaio (um dos lotes já foi terminado), totalizando 532 quilômetros de estradas entre a fronteira com o Brasil e os limites territoriais com a Argentina.

O projeto completo envolve mais de três mil quilômetros de estradas, tendo como pontos de destino os portos de Santos (Oceano Atlântico) e Antofagasta (Oceano Pacífico).

Publicidade
Intenção é criar um novo eixo de conexão econômica no coração do continente. Foto: Gentileza/MOPC
Intenção é criar um novo eixo de conexão econômica no coração do continente. Foto: Gentileza/MOPC
Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortalecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

2 comentários em “Obras da Ponte da Bioceânica avançam na fronteira com o Paraguai”

  1. Antonio Carlos Santos Azambuja

    Itaipu foi todo um financiamento e execução do Brasil que sempre respeitou e tratou o Paraguai com respeito e amizade. Hoje os paraguaios prontamente aceitaram esse desafio e apoiaram a ideia de empresários sul mato-grossenses e apoiando governo do Estado e hoje estão impressionando o mundo todo com esse projeto arrojado!

  2. Sergio Luiz Guedes Costa

    Q o brasil EA América do sul,não fique+ escrava da Europa colonialista q coloniariza os países +pobres,subdesenvolvidos através de infiltrar as suas multinacionais nestes países sugando,roubando todos os seus recursos minerais,riquezas,dinheiros,serviços,alimentos,escravidão do outras naçoes para terem boas vidas principalmente economicamente,destrói culturas leva violência miséria,fome,doenças para outras naçoes em benefícios interesses proprios se enriquecerem as custas da miséria do mundo parabéns Europa,Japão,Israel,reino Unido,estados unidos vocês são assim

Os comentários estão encerrado.