Rádio Clube
H2FOZ

Paraguai

Início » Últimas Notícias » Paraguai intensificará controle sobre cursos de medicina

Fronteira

Paraguai intensificará controle sobre cursos de medicina

Nova resolução do Conselho Nacional de Educação Superior (Cones) prevê maior rigor em relação às atividades práticas obrigatórias.

2 min de leitura
Paraguai intensificará controle sobre cursos de medicina
Panorama da plenária do Conselho Nacional de Educação Superior no Paraguai. Foto: Gentileza/Cones

O Conselho Nacional de Educação Superior do Paraguai (Cones) emitiu, em sua última reunião plenária, resolução a respeito da fiscalização das atividades práticas obrigatórias que fazem parte da grade dos cursos da área da saúde no país.

Leia também:
Medicina a direito: Foz do Iguaçu abre vagas em 40 graduações gratuitas pelo Sisu

Em entrevista ao canal de notícias NPY, repercutida pelo jornal Última Hora, o vice-ministro da Educação Superior e presidente do Cones, Federico Mora, disse que foi solicitada uma lista de convênios entre instituições de ensino e centros médicos, para verificação de quais atividades são desenvolvidas.

“Basicamente, o que a nova resolução faz é regulamentar quais informações e quais critérios mínimos precisam ter os acordos entre uma universidade e um centro médico, para a realização das práticas obrigatórias”, afirmou Mora.

“O que queremos é acabar com a desinformação, com a informação desestruturada que temos hoje, e dar um ordenamento a partir do estabelecimento de padrões e critérios em todos os convênios”, completou.

Segundo Mora, “na metade do ano, deveremos ter já um primeiro diagnóstico claro de quantos estudantes estão fazendo as atividades e em quantos locais, para fazer um mapeamento nacional e saber se há margem para crescimento ou se efetivamente estamos já no limite do que o sistema de saúde pode receber”.

Com os dados de cada estudante, profissional orientador e tipo de atividade desenvolvida, o Cones pretende verificar denúncias de irregularidades, em conjunto com a Direção Nacional Estratégica de Recursos Humanos em Saúde, do Ministério da Saúde Pública e Bem-Estar Social.

“A resolução é muito clara também ao dar lugar às visitas in situ, seja por denúncia ou por iniciativa do Cones em fazer as revisões que considerar oportunas”, complementou o presidente do órgão.

Os cursos de Medicina oferecidos por instituições públicas e particulares lideram a procura por vagas no Paraguai, atraindo grande quantidade de estudantes estrangeiros. Cidades localizadas na fronteira com o Brasil, como Ciudad del Este e Pedro Juan Caballero, abrigam polos ou sedes das principais universidades do país.

Você lê o H2 diariamente?
Assine no portal e ajude a fortacelecer o jornalismo.

Guilherme Wojciechowski

Guilherme Wojciechowski é colaborador do H2FOZ desde 2022. Acompanha o noticiário da fronteira há duas décadas e cobre editorias como Paraguai, Argentina, Turismo, Esporte, Cultura e Segurança Pública.

2 comentários em “Paraguai intensificará controle sobre cursos de medicina”

  1. Jorge

    Porque as faculdades do Paraguay na aceita a
    Os estagiários dos estudantes no Brasil porque muitos fazem quando está de férias a partir do oitavo período

  2. Yrene

    O que tem de falso aluno que no internato estava na praia e só vinha fazer prova final……

Os comentários estão encerrado.