Planetários realizam sessão on-line para marcar a chegada da primavera. Transmissão será pelo YouTube

H2FOZ – Paulo Bogler 

Em uma sessão conjunta na internet, nesta terça-feira, 22, planetários de várias cidades exibirão o “céu do Brasil”, para marcar a chegada da primavera. A transmissão gratuita de meia hora será pelo YouTube, às 10h, terminando às 10h31, exatamente no horário em que iniciará a nova estação.

Após o vídeo produzido especialmente para a data, astrônomos e especialistas falarão sobre o equinócio da primavera e seus efeitos na Terra, e responderão a perguntas sobre esse fenômeno. O bate-papo durará até as 11h. 

Quem acompanhar a sessão virtual desfrutará a sensação de contemplar o céu ao ar livre. A opção dos planetários brasileiros pela atividade na internet decorre do momento de pandemia de covid-19, já que as regras sanitárias indicam que sejam evitadas aglomerações de pessoas. 

“Nós, os chamados planetaristas, estávamos com uma saudade enorme de atender as pessoas, de mostrar nosso conteúdo”, relatou o presidente da Associação Brasileira de Planetários (ABP), José Roberto de Vasconcelos. Ele foi entrevistado pela Agência Brasil (ABr).

“Nos planetários, a gente produz o nosso próprio conteúdo. São espaços voltados para a educação”, informou. “Surgiu uma ideia de fazer algo virtual de planetário só para matar a saudade. Decidimos aproveitar que nesse mês de setembro tem o equinócio de primavera, dia 22”, disse o dirigente da ABP. 

Com o maior número de planetários no Hemisfério Sul, o Brasil conta com mais de cem deles, entre fixos e itinerantes. De acordo com a Associação Brasileira de Planetários, na América, o país perde só para os Estados Unidos em quantidade de equipamentos dessa natureza.

(Com informações da Agência Brasil) 

error: O conteúdo é de exclusividade do H2Foz.